26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
26/08/2021

Hepatite: conheça os 6 tipos de inflamação no fígado

Foto: Reprodução

A hepatite é uma condição inflamatória do fígado causada na maioria dos casos por um vírus.

A hepatite é uma condição inflamatória do fígado causada na maioria dos casos por um vírus. Vale ressaltar que o fígado é um órgão vital para o ser humano. Localizado do lado direito superior do abdômen, ele é responsável por diversas funções que regulam o metabolismo de nosso organismo, incluindo:

 

quebra das proteínas, gorduras e carboidratos;


excreção de hormônios, colesterol e bilirrubina;

 

Veja também

 

Você sabia? Jogar videogame por 2 horas queima o equivalente a mil abdominais

 

6 fatos para entender o retorno do talibã ao poder no afeganistão

 

filtragem de toxinas;


produção de bile, essencial para a digestão.


Quando o fígado sofre qualquer problema, todo o corpo sente os impactos negativos. Por isso, vale a pena ter cuidado e manter a rotina de visitas ao médico. A seguir, você vai conhecer melhor essa doença. Acompanhe.

 

Tipos de hepatite viral


Veja como cada tipo de hepatite entra no corpo humano.

 

1. Hepatite A

 

 

(Fonte: Newslab/ Reprodução)

 

A hepatite A é transmitida frequentemente pelo consumo de água e alimentos contaminados por fezes de uma pessoa que já tem a doença. O vírus causador desse tipo é chamado de HAV.

 

2. Hepatite B

 

(Fonte: Portal Palhoca/ Reprodução)

 

A transmissão da hepatite B se dá pelo contato de fluidos corporais. Por exemplo, uma pessoa portadora do vírus HBV, o causador desse tipo, pode contaminar outras pessoas por meio do sangue, sêmen ou secreções vaginais.

 

Usuários de drogas injetáveis que compartilham seringas correm mais riscos de contrair a doença, assim como quem compartilha lâmina de barbear ou faz sexo com um parceiro infectado.

 

3. Hepatite C

 

(Fonte: Amafre SP/ Reprodução)

 

A hepatite C é causada pelo vírus HCV. A transmissão também se dá pelo contato sexual, utensílios para drogas injetáveis, piercings e fluidos corporais infectados, entre outras formas. A maioria das pessoas que sofre com essa inflamação do fígado não apresenta sintomas.

 

4. Hepatite D

 

(Fonte: Erika Onodera/SAÚDE é Vital/ Reprodução)

 

A hepatite D é considerada uma doença hepática grave causada pelo vírus HDV. A pessoa pode contrair a doença ao ter contato direto com sangue infectado.

 

Essa condição apresenta características especiais. Por exemplo, ela somente ocorre em conjunto com a infecção causada pela hepatite B. Além disso, o vírus causador não consegue se multiplicar sem a presença da hepatite B no organismo do indivíduo.

 

5. Hepatite E

 

(Fonte: Erika Onodera/SAÚDE é Vital/ Reprodução)

 

O vírus HEV, causador da hepatite E, entra no organismo humano por meio da água. Ele é muito encontrado em regiões com saneamento ruim, pois muitas vezes a água usada para o consumo diário pelas pessoas está contaminada com matéria fecal.


6. Hepatites não virais

 

(Fonte: Pexels/ Reprodução)

 

A ingestão de álcool em excesso pode lesionar o fígado dando origem a chamada hepatite alcoólica. Com o tempo, essa condição ocasiona problemas graves, como cirrose e insuficiência hepática.

 

Além do álcool, outra causa tóxica de hepatite é a overdose de medicamentos (hepatite medicamentosa). No entanto, a exposição a determinadas categorias de venenos também pode provocar a doença.

 

Por fim, ainda temos a hepatite autoimune. Aqui o próprio sistema imunológico ataca o fígado causando uma inflamação contínua, podendo resultar em danos sérios ao órgão.

 

Sintomas de problemas no fígado

 

(Fonte: Metropoles/ Reprodução)

Fotos: Reprodução

 

Falta de apetite, urina escura, barriga inchada, dores de cabeça diárias, dor na parte direita superior da barriga, fezes cinzentas, amareladas ou esbranquiçadas, assim como enjoos e tonturas com frequência, são alguns sinais que indicam o mau funcionamento do fígado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Na maioria dos casos, a hepatite tem cura. Contudo, deve-se ter orientação médica assim que for notado algo de errado. Afinal, começando o tratamento o mais cedo possível, menos trabalhoso será o processo de recuperação.

 

Fonte: Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.