19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
27/01/2023

Lula recebe governadores para tratar de ações prioritárias do governo federal nos estados

Foto: Reprodução

Perda de arrecadação por mudança no ICMS também será um dos temas abordados no encontro. Governo informou que todos os governadores confirmaram presença.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta sexta-feira (27) os governadores das unidades federativas do país, no Palácio do Planalto, em Brasília.

 

Na reunião, Lula receberá dos chefes dos executivos estaduais os pedidos de ações consideradas prioritárias a serem realizadas pelo governo federal em cada estado.

 

Segundo a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, comandada pelo ministro Alexandre Padilha (PT), todos os governadores confirmaram presença na reunião com Lula.

 

Veja também

 

Petrobras aprova Jean Paul Prates como novo presidente da companhia

 

Homem que hostilizou advogado de Lula é indiciado pela Polícia Civil do Distrito Federal

Durante a reunião, um dos principais temas deve ser a queixa dos governadores de terem perdido arrecadação devido às mudanças na cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre produtos considerados essenciais, como combustíveis e energia elétrica.

 

Os estados afirmam que a imposição de um teto de cobrança diminuiu a arrecadação das unidades federativas.

 

Na quinta-feira (26), os chefes dos executivos estaduais se reuniram no Fórum dos Governadores em Brasília e o tema do ICMS foi um dos temas discutidos.

 

"Falaremos com o presidente, com a equipe que estará nessa reunião, sobre as compensações. No ano passad, fiz diversas críticas contundentes àquela atuação feita pelo governo federal e pelo Congresso Nacional, respeitosamente. Eu discordei e critiquei, porque foi uma medida invasiva e desproposital", disse o governador Mauro Mendes (União) na quinta.

 

Além do ICMS, os governadores vão listar as três principais medidas do governo federal que cada estado avalia ser prioritária.

 

Padilha, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), também participarão do encontro. Depois, Lula e os governadores terão um almoço de trabalho no Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.

 

2ª REUNIÃO DE 2023


Essa será a segunda vez que Lula se reunirá com os governadores dos estados. O primeiro encontro ocorreu no Palácio do Planalto um dia após o local ser alvo de depredação por bolsonaristas radicais, em 8 de janeiro.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Durante a reunião, alguns governadores representando as cinco regiões do país discursaram em solidariedade aos chefes dos três poderes e reafirmaram o compromisso com a democracia. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.