06 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
20/02/2021

Luna nega intervenção de Bolsonaro e diz que produtos finais da Petrobras são para as pessoas

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro e o general da reserva Joaquim Silva e Luna (à dir.), indicado para a Petrobras

Indicado por Jair Bolsonaro para presidir a Petrobras, em meio à insatisfação do presidente com a política de preços da estatal, o general da reserva Joaquim Silva e Luna disse à Folha na tarde deste sábado (20) que a empresa está “no meio da sociedade” e que seus produtos finais, como combustível e gás, se destinam às pessoas.

 

Mesmo assim, o general nega a possibilidade de Bolsonaro intervir na estatal e na política de preços praticada pela empresa. “Jamais haverá ingerência do presidente. Ontem, na nossa conversa, ele não falou nada disso”, afirmou Luna.

 

A conversa decisiva para sua indicação à presidência e ao conselho de administração da Petrobras ocorreu na sexta-feira (19), segundo o general, que atualmente é o diretor-geral de Itaipu Binacional. As primeiras conversas ocorreram durante o feriado de Carnaval, mas com o assunto girando mais em torno de “assuntos econômicos em geral”, conforme o general.

 

Veja também

 

'Combustível poderia ser, no mínimo, 15% mais barato', diz Bolsonaro

 

'Na semana que vem, teremos mais', diz Bolsonaro após indicar nome para substituir atual presidente da Petrobras

 

“Fui indicado ontem [sexta] pelo presidente, ainda serei referendado pelo conselho de administração. Há um caminho, um processo. Seria precipitado falar de Petrobras. Ainda não posso falar como se já estivesse sentado na cadeira de presidente", disse.

 

Mesmo assim, o general expressou algumas impressões sobre a política de preços vigente.

 

“Existem os dados abertos: barril de petróleo a US$ 60, dólar muito alto. Estes dois fatores interferem na política de preços.”

 

O diretor-geral da Itaipu deu um exemplo para ilustrar sua visão sobre a função de empresas estatais como a usina hidrelétrica e a Petrobras: "Uma empresa está no meio da sociedade. Itaipu investiu R$ 50 milhões em Foz do Iguaçu [PR] para combater a Covid-19. O rei que mora no castelo, quando sai do castelo, ele vai andar na rua."

 

Uma intervenção por Bolsonaro na Petrobras seria inviável, segundo o general.

 

“Mesmo se o presidente quisesse intervir, não tem como. A política de preços é responsabilidade da diretoria executiva. A decisão é colegiada. O presidente da Petrobras é um desses diretores.”

 

Antes de ocupar, desde o início do governo Bolsonaro, o cargo de diretor-geral de Itaipu Binacional, Luna foi ministro da Defesa no último ano do governo de Michel Temer. Foi a primeira vez que um militar esteve no cargo de ministro da Defesa desde a criação da pasta, em 1999.

 

Se for confirmado presidente da Petrobras, o general reconhece que desempenhará uma função completamente distinta da exercida no ministério, ao qual estão vinculadas as Forças Armadas, e em Itaipu Binacional, uma empresa que tem a gestão compartilhada com outro país, o Paraguai.

 

“Trabalhei muitos anos com orçamento. Dos cinco anos que fiquei na Defesa, quatro foram trabalhando com orçamento. Aqui, em Itaipu, cuidei de cortar custos e reduzir despesas. Agora é mercado, é completamente diferente, é outra coisa”, admitiu.

 

O general afirmou que, efetivado no cargo, buscará soluções de forma colegiada e consensual. A afirmação foi feita em resposta a um questionamento sobre eventual mudança na política de preços da Petrobras.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 


Luna afirmou não ter outra informação senão a de que diretores executivos da Petrobras permanecerão nos cargos. Caso seja confirmado pelo Conselho de Administração, ele substituirá o atual presidente da estatal, Roberto Castello Branco.

 

Fonte: Folha de São Paulo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.