NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
17/12/2020

Mistérios da Lua: cápsula chinesa volta à Terra com detritos e rochas lunares

Compartilhar:
Foto: Reprodução

Objetivo agora é estudar o material e descobrir mais sobre o satélite terrestre; última "coleta" havia sido realizada há mais de 40 anos, em 1976

Nesta quinta-feira (17), a cápsula da sonda lunar chinesa Chang'e 5 regressou à Terra com a primeira coleta de detritos e rochas lunares realizada nos últimos quarenta anos. Ao todo, foram mais de 2kg de material coletados e que agora passarão por análises para que sejam feitas novas descobertas sobre o satélite terrestre.

 

Segundo informações da imprensa estatal e da rede portuguesa RTP, a Chang'e 5 pousou no distrito de Siziwang, na região da Mongólia Interior, após se separar do módulo orbital e projetar-se contra a atmoesfera terrestre para perder velocidade e garantir uma descida segura.

 

Este foi o terceiro pouso bem sucedido da China na Lua e o primeiro a retornar com amostras lunares desde a missão lançada pela União Soviética em 1976.

 

Veja também

 

Começa hoje alinhamento entre Júpiter e Saturno que não acontecia desde a Idade Média

 

A Lua Nova cruzou o disco solar! Veja imagens deste fenômeno!

Enviada no último mês de novembro, a cápsula tocou o solo lunar no início deste mês e inicou a coleta das amostras. O material, de acordo com as informações, é da superficie e de um trecho que fica cerca de 2m abaixo do solo em uma região da Lua conhecida como Oceanus Procellarum.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O sucesso foi celebrado pelo presidente chinês Xi Jinping, que disse se tratar de uma grande conquista e um passo importante para a indústria espacial do país. A expectativa é de que a China envie, nos próximos anos, uma missão a Marte e também dê início ao projeto de construção de uma estação espacial. 

 

Fonte: iG

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

LEIA MAIS

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Copyright © 2013 - 2021. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.