29 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
31/05/2022

MPF vai à Justiça contra mineradora para evitar desmatamento

Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) entrou com uma ação na Justiça para exigir que a empresa Taquaril Mineração (Tamisa) peça autorização ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) antes de qualquer corte de vegetação na Mata Atlântica. Conforme o órgão, novo projeto da mineradora ameaça desmatar boa parte da vegetação do bioma.

 

De acordo com o MPF, a Tamisa pretende instalar um complexo minerário na região da Serra do Curral (MG), que possui três tipos de remanescentes do bioma.

 

O Ministério Público alega que a atividade vai “afetar negativamente a fauna e a flora locais, com repercussão em corpos d’água, qualidade do ar, estabilidade geológica e composição da paisagem”. O órgão também reforça restar apenas 1,6% da área original de Mata Atlântica em Minas.

 

Veja também

 

Decreto do governo altera multas e punições contra crimes ambientais

 

Em extinção, 'prima' da girafa e zebra engravida em zoo nos EUA

 

PROJETO IRÁ DESMATAR “100 CAMPOS DE FUTEBOL”

 

O projeto da mineradora prevê extrair cerca de 31 milhões de toneladas de minério. Para isso, a empresa deve desmatar 101,24 hectares, que correspondem a mais de 1.012 m². A região que equivale aproximadamente a 100 campos de futebol.

 

O texto classifica o projeto como de grande porte e grande potencial poluidor, gerando perdas irreversíveis. “Causará impactos ambientais múltiplos e expressivos em bioma especialmente protegido”, afirma o MPF.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A ação pede que seja determinado ao Ibama que, se for o caso, autorize apenas a retirada de vegetação secundária, única permitida em caso de atividade minerária. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.