Medida foi tomada após prazo imposto pelo Tribunal Superior Eleitoral para adequação às novas regras eleitorais chegar ao fim
A rede social X (antigo Twitter), do bilionário Elon Musk, retirou o Brasil da lista de países em que permite anúncios políticos na plataforma. A medida foi tomada nesta sexta-feira (3), após o prazo para as plataformas se adequarem às novas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegar ao fim.
Em abril, o Google também vetou impulsionamento político na sua plataforma Google Ads, o que afeta o Youtube, para as eleições de 2024. A justificativa do Google para vetar, ao invés de se ajustar às novas regras, é que a nova legislação é muito ampla.
A medida tomada pelo X também ocorre semanas após o embate entre Musk e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O bilionário proferiu uma série de ataques à democracia e à legislação brasileiras, ameaçando descumprir ordens judiciais do ministro.
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De acordo com as novas regras eleitorais do TSE, as plataformas digitais devem oferecer um repositório de anúncios, atualizado em tempo real, com o conteúdo, valores, responsáveis pelos pagamentos e características dos grupos populacionais que compõem a audiência (perfilamento) da publicidade contratada.
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Além disso, as redes também devem disponibilizar uma ferramenta de consulta "acessível e de fácil manejo, que permita realizar busca avançada nos dados do repositório" a partir, por exemplo, de palavras-chave e nome dos anunciantes.
Fonte: Revista Forum