A nova rota traz uma série de vantagens.
Um registro publicado pelo Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos, recentemente, chamou a atenção, mesmo não revelando nenhum equipamento ou tecnologia. Trata-se de uma nova trajetória para a Lua, desenvolvida por engenheiros da NASA.
Esta rota inédita para as viagens ao satélite natural, inventada pela agência espacial americana, permite economizar dinheiro, tempo e combustível, além de propiciar descobertas sem precedentes a respeito do universo, para a primeira missão a explorá-la.
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Por meio dessa técnica, espaçonaves menores podem pegar carona em missões lançadas à Órbita Terrestre Geossíncrona, região que é o destino de muitos satélites. De lá, elas realizam uma série de manobras, em qualquer época do ano e sem restrições de horários e inclinação, para entrar na órbita lunar, fazendo uma viagem mais rápida e com pouco ou até nenhum combustível.
Foto: Reprodução
Devido às suas características, ela é destinada às naves de tamanho reduzido e baixo orçamento. Ou seja, as missões maiores, com espaçonaves enormes e carregando astronautas e rovers, não poderão se beneficiar desta rota.
Missão DAPPER
Uma das primeiras missões que devem utilizar a nova rota para a Lua patenteada pela NASA é a Dark Ages Polarimeter Pathfinder (DAPPER), projeto criado por astrofísicos da Universidade do Colorado, nos EUA.
Com o mesmo tamanho de um microondas, a espaçonave é compacta o suficiente para viajar como carga útil secundária em uma espaçonave maior, até a órbita geossíncrona, e de lá iniciar sua jornada à Lua, utilizando apenas “um modesto tanque de combustível”, para ajustes de direção.
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Ainda sem data prevista para lançamento, a DAPPER vai captar sinais de rádio de baixa frequência do lado oculto da Lua, de 13 bilhões de anos atrás, fugindo das interferências causadas pelos dispositivos eletrônicos da Terra. Escapando desses bloqueios, o equipamento pode encontrar evidências das primeiras estrelas, buracos negros e galáxias, formados cerca de 500 milhões de anos após o Big Bang.
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