18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
04/06/2021

Nigéria anuncia suspensão do Twitter após exclusão de mensagem do presidente

Foto: Reprodução

Presidente Muhammadu Buhari durante Cúpula de Financiamento das Economias Africanas, em Paris

O governo da Nigéria anunciou nesta sexta-feira, em um comunicado, que suspendeu as atividades do Twitter no país mais populoso do continente africano, dois dias depois de a rede social ter retirado do ar uma mensagem do presidente Muhammadu Buhari.

 

“O governo federal suspendeu, por tempo indeterminado, as atividades do serviço de microblog e rede social do Twitter na Nigéria”, afirmou o Ministério de Informação e Cultura em um comunicado.No fim da tarde desta sexta-feira (início da tarde no Brasil), o site ainda funcionava no país, segundo afirmaram jornalistas da AFP na Nigéria. O comunicado oficial também foi publicado no perfil do ministério no Twitter. Questionado pela AFP, o conselheiro especial do ministério, Segun Adeyemi, disse apenas: "Esperem e verão".

 

Por sua vez, a plataforma afirmou em uma nota que está investigando a decisão "profundamente preocupante" do governo nigeriano e "vai dar atualizações" quando souber de mais informações.

 

Veja também

 

Pandemia se intensifica na África em meio à lentidão das campanhas de vacinação

 

Facebook mantém suspensão de Trump até 2023

 

Na quarta-feira, o Twitter excluiu uma mensagem do presidente Buhari que ameaçava punir os responsáveis por uma onda de violência separatista no Sudeste da Nigéria, por considerar que o chefe de Estado violou as regras de uso da rede.

 

O ministro de Informação e Cultura de Buhari, Lai Mohammed, disse em uma mensagem à imprensa que, se o Twitter tem suas próprias regras, o presidente tem o direito de comentar a situação na Nigéria. Ele ainda acusou a rede social de tolerar as mensagens do chefe do grupo separatista que incentivam a violência.

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp. 

 

A Nigéria é a maior democracia da África, mas o governo é acusado com frequência de violações dos direitos humanos. Em novembro de 2019, o governo decretou medidas mais rígidas para regular os meios de comunicação e combater o que chamou de desinformação nas redes sociais, ações que foram recebidas pela sociedade civil como uma restrição à liberdade de expressão.

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.