17 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Plantão Policial
15/05/2024

Operação Alforria apreende 20 toneladas de alimentos com validade vencida e resgata trabalhadores venezuelanos mantidos em regime de escravidão no bairro o Mauazinho, Zona Leste de Manaus. VEJA VÍDEOS

Foto: Divulgação

Seis venezuelanos que eram mantidos com escravos foram resgatados na operação policial

O 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), realizou a Operação Alforria, que resultou na apreensão de 20 toneladas de produtos alimentícios impróprios para consumo e no resgate de seis trabalhadores venezuelanos, em condições análogas à escravidão.

 

De acordo com o delegado titular, Cícero Túlio, as investigações tiveram início há cerca de três semanas, após a Vigilância Sanitária informar sobre uma possível prática de comercialização de produtos impróprios e supostamente adulterados.


Em razão disso, foi realizado o levantamento dos veículos que faziam a entrega desses produtos, bem como uma campana em um galpão no bairro Mauazinho, Zona Leste, para onde os veículos rotineiramente se dirigiam para realizar os depósitos.

 

Veja também

 

TRAFICANTE QUE COMANDAVA PONTOS DE VENDA DE DROGAS É DENUNCIADO E PRESO EM FLAGRANTE NO BAIRRO DA NOVA VITÓRIA, ZONA LESTE DE MANAUS

 

Quatro mulheres e um homossexual são presos em flagrante após furto de produtos em supermercado na Zona Centro-Sul de Manaus

Toneladas de alimentos estragados foram apreendidos

 

Durante a campana, os policiais forram alertados por funcionários de outra empresa da região que, possivelmente, seis trabalhadores venezuelanos estariam sendo mantidos em cárcere privado no galpão frigorífico em condições deploráveis, análogas à de escravidão.

 

“Entramos no local e verificamos que não havia banheiro para que eles pudessem realizar suas necessidades fisiológicas, além da inexistência de qualquer espécie de água potável ou alimento”, explicou Cícero Túlio.

 

As investigações revelaram que Eloir Paulo Pauchner, 56, comprava produtos vencidos de grandes supermercados da capital sob a falsa alegação de descarte.

 

Muitos alimentos eram transportados em caçamba


Em seguida, os produtos eram levados para o galpão, onde os trabalhadores estrangeiros eram obrigados a alterar a data de validade dos produtos para que fossem revendidos clandestinamente em mercados de médio porte da cidade.

 

No local, foram apreendidas 20 toneladas de materiais alimentícios impróprios, que foram encaminhados para descarte adequado. Também foram apreendidos um caminhão frigorífico e outro veículo utilizado para transportar os materiais aos comércios, além de impressoras digitais portáteis e etiquetas adesivas utilizadas nas embalagens.

 

Equipe de Perícia constatou que produtos

estavam com validades vencidas (Fotos: Divulgação)

 

Eloir Paulo Pauchner foi autuado em flagrante pelos crimes de redução à condição análoga à de escravo, falsificação, corrupção, adulteração de substâncias ou produtos alimentícios eapós os procedimentos cabíveis, ele ficará à disposição da Justiça.

 

A ação contou com apoio do Departamento de Polícia Técnico-Científico (DPTC) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) e Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

VEJA VÍDEOS: 
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.