03 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
24/10/2018

Orquestra Infantis e Juvenis do Amazonas faz estreia no aniversário de Manaus

Foto: Divulgação

O projeto visa contribuir no ensino de música para crianças e adolescentes como meio transformador profissional, social e educacional

Cerca de 50 crianças resolveram dedicar o tempo livre ao amor pela música. Desde o último mês de julho, elas ensaiam durante cinco dias por semana para uma data que ficará marcada em suas vidas: se apresentar como integrantes da primeira Orquestra e Bandas Infantis e Juvenis do Amazonas.

 

O projeto, vinculado ao Laboratório de Ensino e Práticas Musicais da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), visa contribuir no ensino de música para crianças e adolescentes como meio transformador profissional, social e educacional.


Veja também

Em homenagem aos 349 anos de Manaus, exposição de fotos é realizada no Largo de São Sebastião, centro histórico da cidade


A primeira apresentação da Orquestra será no Aniversário de Manaus, nesta quarta-feira , 24, às 10h, no Teatro da Instalação, localizado na Rua Frei José dos Inocentes, s/n - Centro. Antes, a plateia também poderá conferir a Orquestra Sinfônica da UEA, que será responsável por abrir o concerto.


Um dos coordenadores da Orquestra e professor da UEA, Fábio Carmo, reitera que este é um projeto pioneiro no Estado. “São crianças com idade entre 5 a 12 anos. O projeto é totalmente gratuito e abrimos seleção para as crianças da comunidade participarem. A UEA já tem um projeto de muito sucesso que envolve música, que é Projeto Musicando, mas não com essa faixa de idade tão pequena. A proposta é começar um novo ciclo de ensino de música, de forma coletiva”, salienta.


Carmo explica que o objetivo da organização é que o projeto atinja cerca de 100 crianças a partir de 2019. “Queremos incentivar polos dentro da cidade de Manaus e no interior”, destaca. Sobre a primeira apresentação da criançada, o coordenador explica que o tempo será de 25 a 30 minutos. “Será com músicas mais simples e de fácil conhecimento. Quem sabe daqui a um ano o repertório possa ser ampliado”, explica.
Apoio familiar


Um dos jovens talentos da Orquestra é Marcos Gabriel da Silva Mesquita, de 12 anos. “Sempre fui incentivado em casa pela música. Meu avo é jornalista, gostava de tocar violão e resolveu me ensinar o instrumento. Passei a tocar flauta doce, depois para a transversal e quando entrei na Orquestra optei pela trompa”, explica o jovem músico.


Para Mesquita, a música significa arte de compor. “Componho algumas músicas e pretendo seguir na carreira musical e quem sabe tocar profissionalmente em uma orquestra”, disse empolgado também para a primeira apresentação.


Sempre com o olhar atento está Ariana Mesquita, mãe de Gabriel, e uma das principais incentivadoras. Todos os dias, ela acompanha Gabriel e os outros dois filhos nos ensaios da Orquestra. “Eles nasceram com esse dom porque sempre gostaram de música. Soubemos do projeto na Escola e agora eles estão podendo se aperfeiçoar e o melhor, tudo de graça. Então para mim está sendo maravilhoso que além de ser um sonho dele era o meu sonho também”, afirma.

 

Crianças da orquestra têm entre 5 e 12 anos

(Foto: Joelma Sanmelo / Ascom UEA)

 

Sobre o projeto


A Orquestra e Bandas Infantis e Juvenis do Amazonas é vinculada ao Laboratório de Ensino e Práticas Musicais da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas.

 

O projeto, que surgiu em 2017, inicialmente visava atender a 20 crianças. O intuito do projeto é desenvolver o ensino da música de forma a não ter como principal objetivo o âmbito profissional, mas sim tendo a universidade como provedora de um projeto que possa alcançar e beneficiar principalmente a esfera social através de políticas públicas que atuem diretamente na transformação dos participantes.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.