26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
15/01/2021

Pele exige cuidados especiais para encarar o verão

Foto: Divulgação

Listamos algumas medidas simples que vão te ajudar a manter a pele macia, nutrida e revitalizada durante mesmo na estação mais quente do ano

O verão está no auge e, depois de encarar altas temperaturas, além de uma possível exposição prolongada ao sol, a sua pele pede socorro, já que entre os efeitos dos raios solares estão a vermelhidão, a desidratação cutânea e as manchas.

 

Para manter o bronze durante todo o ano, no entanto, você deve tomar cuidados simples que deixam a cútis macia, nutrida e revitalizada, pronta para a temporada outono/inverno.

 

Por isso, vamos responder algumas dúvidas sobre os cuidados com a pele nessa época. Veja!

 

Veja também 

 

Comer alimentos muito quentes pode provocar desde úlceras a alguns cânceres. VEJA

 

Afinal, comer muita banana pode atrapalhar sua dieta?


1 - É fundamental utilizarmos hidratantes após o verão?

 

Sim. Qualquer tipo de pele, desde normal a seca, enfrenta condições específicas após o verão, o que resulta numa maior dificuldade em manter o nível de hidratação adequado. O equilíbrio e a função da barreira cutânea são reestabelecidos de forma eficaz através do uso de hidratantes.

 

2 - Para hidratarmos a pele ela deve estar limpa?

 

O ideal é que o hidratante seja aplicado após o banho, pois a temperatura da água e o uso de sabonetes ocasionam a perda do manto hidrolipídico (compostos protetores de caráter hidrofílico e hidrofóbico) da superfície da pele. O mesmo vale para as mãos e pés.

 

3 - A idade é um fator agravante na falta de hidratação da pele?

 

Sim. Há evidências que mostram uma menor capacidade de resistência à perda de água à medida que a idade avança principalmente com alterações fisiológicas da epiderme, o que dificulta o bom desempenho de proteção do órgão.

 

4 - Existe diferença entre a pele negra e a branca quando o assunto é hidratação?

 

Sim, há diferenças como a quantidade de melanina, pigmento que, além definir a cor da pele, desempenha um papel fundamental na proteção contra a radiação ultravioleta. Portanto, a pele negra possui uma maior proteção natural contra a radiação solar por conter uma maior quantidade de melanina, e por isso, é mais resistente ao foto envelhecimento cutâneo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Além disso, há evidências na literatura de uma maior atividade das glândulas sebáceas resultando em maior oleosidade da pele, que pode ocasionar outras alterações como ocorrência de acne, foliculites (pequenas lesões inflamatórias nos poros) e também uma maior predisposição a quelóides.

 

Fonte: Terra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.