21 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
29/05/2024

Prédio da Antiga Receita Federal se tornará unidade habitacional e cria expectativa para movimentar comércio na região central

Foto: Alex Pazuello

Edifício agora faz parte do programa do Governo do Estado, o Amazonas Meu Lar, e será readaptado para área habitacional

A transformação do antigo prédio da Receita Federal, no Centro de Manaus, em uma unidade habitacional está gerando expectativas positivas para o comércio na região central. O edifício foi visitado pelo governador Wilson Lima, na terça-feira (28/05), e agora faz parte do Amazonas Meu Lar, o maior programa de moradia da história do Governo do Estado, e do Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Com capacidade para até 85 famílias, podendo chegar a 128, o novo espaço habitacional deve revitalizar a área e estimular o comércio local.

 

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), Ralph Assayag, acredita que a ocupação de prédios que estão sem utilização pode impulsionar o crescimento econômico no centro da cidade.

 

“Vai acontecer uma evolução no centro da cidade. Esses imóveis que estão fechados e vários outros, até privados, podem ser transformados em residências, vai trazer uma população maior, vai trazer a abertura talvez de mais lojas, mais emprego”, disse o presidente.

 

Veja também 

 

Veja intedições na Eduardo Ribeiro para missa de Corpus Christi em Manaus

 

Prefeitura de Manaus abre processo seletivo com 320 vagas para pedreiros e serventes da Seminf

Presidente CDL-Manaus, Ralph Assayag

 

O imóvel é o primeiro do Amazonas a receber o “retrofit” - técnica de revitalização de construções antigas -, sendo a readaptação da área para uma habitação funcional com quarto, sala, cozinha e banheiro. O novo residencial vai atender famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640 pertencentes a Faixa 1, cadastradas no Amazonas Meu Lar.

 

O prédio com 17 andares está localizado na rua Marechal Deodoro e pertence à Superintendência do Patrimônio da União (SPU). O imóvel será doado ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para as habitações de interesse social e deverá ser ocupado, futuramente, por famílias do público em geral cadastradas previamente no Amazonas Meu Lar. Em breve, atendendo a um pedido do governador, o local será repassado ao Estado.

 

O presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Amazonas (Ademi-AM), Henrique Medina, avaliou positivamente a iniciativa.

 

Presidente Ademi-AM, Henrique Medina

(Fotos: Alex Pazuello )

 

“Acho que é mais uma excelente ideia do Governo do Estado, uma ideia alinhada com a necessidade da nossa cidade, que é a habitação. Temos um déficit habitacional extremamente elevado na nossa cidade e soluções como essa vem para ajudar a reduzir um pouco esse grande déficit. Será um marco para outros empreendimentos que vão acontecer aqui no centro e que certamente vai gerar emprego e renda e um novo momento para o Centro de Manaus”, disse Medina.

 

EDITAL

 

Neste mês de maio, o Governo do Estado publicou o edital de Chamamento Público nº 005/2024-SEDURB/SUHAB, para credenciamento de empresas da construção civil interessadas na requalificação do imóvel. O documento está disponível no site do Amazonas Meu Lar (www.amazonasmeular.am.gov.br/documentos/editais). O prazo para credenciar as propostas é até 10 de junho.

 

PARCERIA

 

A doação do prédio é fruto da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Amazonas, possibilitando o avanço de novas habitações. Além de reduzir os gastos do recurso público em aquisição de terrenos ou áreas, a requalificação do prédio que, atualmente, está sem utilização em um dos cartões postais da cidade de Manaus, trará menor desgaste ambiental e revitalização para o Centro, possibilitando a criação de novas moradias com espaços modernos, confortáveis e funcionais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

No dia 21 de maio, o governador Wilson Lima apresentou ao ministro das Cidades, Jader Filho, um pedido de prioridade para avanço de projetos de habitação do estado já aprovados pelo Governo Federal, que fazem parte do Amazonas Meu Lar, que contempla seis projetos, totalizando 720 unidades pelo Minha Casa Minha Vida. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.