28 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
27/02/2021

Prefeito David Almeida enviará PL à Câmara Municipal que autoriza compra de vacinas contra a Covid-19

Foto: Reprodução

Diante da possibilidade, David Almeida se posicionou a favor da criação do consórcio formado por municípios participantes da FNP para a aquisição das vacinas

Desde a última quarta-feira, 24/2, Estados e municípios estão liberados para realizarem importação e distribuição de vacinas contra o novo coronavírus, desde que não sejam dos mesmos fabricantes que fornecem o imunizante para o governo federal, no caso a Coronavac (Sinovac) e Astra Zeneca (Oxford).

 

Diante da possibilidade, David Almeida se posicionou a favor da criação do consórcio formado por municípios participantes da FNP para a aquisição das vacinas. Essa medida garante uma maior força de negociação com os fornecedores, possibilitando a compra das doses por um preço abaixo do que seria negociado, caso houvesse uma corrida individual dos municípios pelo imunizante.

 

“Estou de acordo com a criação do consórcio e acredito que os prefeitos podem trabalhar integrados para que possamos rapidamente iniciar essas negociações. Essa é uma necessidade que nos temos devido ao momento difícil que enfrentamos em todo Brasil. Já temos algumas ações avançadas e vamos compartilhar isso com todos os prefeitos”, informou Almeida.

 

 Veja também

 

David Almeida vai encaminhar solicitação para incluir pessoas com deficiência em grupo prioritário de vacinação

 

Servidores da Semsa fazem reivindicações ao prefeito David Almeida sobre problemas originados na gestão do ex-prefeito Arthur Neto. VEJA REPORTAGEM DO ‘PORTAL DO ZACARIAS’ AO VIVO

 

Além disso, a avaliação é de que não há interesse de competição com o Ministério da Saúde e governos estaduais. O objetivo é agregar esforços.

 

Durante a reunião deste sábado da FNP, ficou acordado que na próxima quarta-feira, 3/3, um comitê formado por prefeitos das cinco regiões do país participará de uma visita à fábrica da empresa Neoquímica, em São Paulo, para conhecer como será realizado o processo de fabricação da vacina Sputnik V, desenvolvimento pelo Fundo Soberano da Rússia.

 

Etapas

 

Nesta segunda, 1º/3, o prefeito de Manaus vai participar de uma nova reunião com os mais de 100 membros da FNP para assinar o termo de compromisso que garante a participação do município no consórcio.

 

A expectativa é de que na próxima sexta-feira, 5/3, uma minuta seja distribuída para os prefeitos que encaminharão o projeto à Câmara Municipal.

 

“A nossa participação nesse consórcio garante uma maior segurança na hora de comprar as vacinas. Teremos um preço melhor e vamos conseguir avançar no processo de imunização da nossa população. Enviaremos o mais breve possível esse projeto à Câmara Municipal e creio na sua rápida aprovação. Nesse momento, esse é o melhor investimento que podemos fazer na saúde da nossa cidade”, salientou o prefeito.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

A primeira assembleia com os prefeitos associados no consórcio acontecerá entre os dias 5 e 10 de abril. Além de vacinas, o consórcio também vai ser desenvolvido para realizar a compra de equipamentos, medicamentos e insumos.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.