17 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Cultura e Eventos
18/05/2024

Prefeitura de Manaus apoia evento de combate ao crime de LGBTfobia

Foto: Samira El kebbe/Manauscult

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), apoiou, nesta sexta-feira, 17/5, o evento de combate ao crime de LGBTfobia realizado na praça da Saudade, no Centro da capital amazonense.

 

A ação, que integra as celebrações do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, celebrado em 17 de maio, reuniu centenas de pessoas em um dia repleto de atividades voltadas para a conscientização e promoção dos direitos da comunidade LGBTQIAPN+.

 

"Apoiar eventos como este é fundamental para promover uma sociedade mais justa e igualitária. A Prefeitura de Manaus reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e com a luta contra qualquer forma de discriminação", destacou o diretor de Cultura da Manauscult, Wallace Almeida.

 

Veja também

 

Campanha 'Amazonas pelo Rio Grande do Sul' arrecada doações até este sábado (18/05)

 

Governo do Amazonas começa a trazer amazonenses que foram afetados pelas enchentes do Rio Grande do Sul

 

 

Presente no evento, o professor Elton Santa Brigida, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), acrescentou que a prefeitura é a instância mais acessível para a organização e cobrança de políticas públicas pela sociedade civil.

 

"Este apoio é um marco histórico. O poder municipal, como primeira instância de organização territorial, facilita a articulação de políticas públicas e o diálogo com a sociedade civil. É mais acessível dialogar com a prefeitura do que com o governo federal", concluiu.

 

A programação contou com uma ampla estrutura disponibilizada pela prefeitura, que incluiu serviços de palco, sonorização, iluminação e banheiros químicos, permitindo a realização de apresentações culturais, palestras e rodas de conversa que abordaram temas como a importância da inclusão e o combate ao preconceito. Além disso, aproximadamente 20 expositores participaram com a comercialização de comidas, bebidas, brechós e acessórios queer.

 

Garantindo uma renda extra, a jovem Thalyne Adrielle, administradora e empreendedora da loja Dona Bicha e fundadora do Coletivo Empregay, mencionou a estrutura fornecida pela prefeitura como uma oportunidade para a comunidade que trabalha com economia criativa e solidária.

 

"O evento é uma oportunidade excelente para a comunidade LGBTQIAPN+ vender seus produtos e mostrar nossa potência no mercado de Manaus", agradeceu a jovem.

 

PARA COMPREENDER: HISTÓRICO E SIGLA

 

Fotos:Samira El kebbe/Manauscult

 

O Dia Internacional de Combate à LGBTfobia é celebrado mundialmente no dia 17 de maio, em memória à decisão da Organização Mundial da Saúde (OMS), que em 1990 retirou a homossexualidade da lista do Código Internacional de Doenças (CID).

 

O acrônimo LGBTQIAPN+ representa a diversidade de identidades de gênero e orientações sexuais na comunidade LGBTQ+. Cada letra corresponde a uma identidade específica, como lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, queer, intersexuais, assexuais, pansexuais e não binários, com o sinal de adição (+) indicando inclusão de outras identidades.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Este acrônimo é amplamente utilizado em diversos contextos, incluindo movimentos de direitos humanos, pesquisas acadêmicas e instituições públicas. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.