29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
24/02/2019

Prefeitura de Manaus reinstala o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável

Foto: Divulgação

O Conselho tem por atribuição priorizar o setor agrícola, melhorando a assistência técnica aos produtores, o escoamento da produção, além de formular e discutir políticas públicas para o setor primário

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), formalizou, na sexta-feira, 22, em reunião realizada no Shopping Phelippe Daou, no Jorge Teixeira, Zona Leste, a reinstalação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS).


Há dois anos, o Conselho – que tem por atribuição priorizar o setor agrícola, melhorando a assistência técnica aos produtores, o escoamento da produção, além de formular e discutir políticas públicas para o setor primário -, estava sem atividades.


"Com a volta do conselho, a gente acredita que a produção rural vai ser alavancada, vai encontrar alternativas para superar os problemas que lá existem, dentro desse fórum que é o conselho e assim a gente acredita, efetivamente, que a produção rural vai melhorar e que nós, consumidores aqui da cidade teremos uma produção de qualidade e com preço mais justo", destacou Neuda de Lima, representante da sociedade civil.


Veja também

Governo de Minas Gerais proíbe uso da água do Rio Paraopeba


Para o secretário da Semacc e presidente do CMDRS, Fábio Albuquerque, como integrante da estrutura da secretaria, o Conselho volta para dar continuidade ao planejamento de normas e procedimentos a fim de acompanhar as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, implementadas para o setor com o apoio da Prefeitura de Manaus.


“Você tendo a mão do poder público, junto com essas pessoas, vamos poder levar incentivo de diversas formas, como nas técnicas de produção, no transporte, no escoamento, proporcionando fomento para os produtores poderem trabalhar melhor, melhorando os ramais. Mas, enfim, queremos ir além, queremos ouvi-los, saber das necessidades, pra que a gente possa proporcionar melhoria da qualidade de vida desses produtores”, ressaltou Fábio.


Durante a reunião, as instituições presentes apresentaram sugestões para a implementação de políticas para o setor e o funcionamento do conselho, que vai eleger sua diretoria executiva e conselheiros, além de aprovar o regimento interno, em reunião marcada para o mês de abril.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Para Estevam Ferreira da Costa, representante da rede de cooperativas ligadas ao sistema Unicafes (União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), o Conselho representa, o exercício da democracia, o espaço onde se reúnem o poder público, com a sociedade civil e juntos planejam o que fazer.


“Esse planejamento é extremamente importante para o setor, que agora, através do conselho, vai aproveitar os benefícios que o poder público vai poder viabilizar”, pontuou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.