26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
27/08/2021

Prefeitura de Manaus retira barracas e borracharias que obstruíam calçada no bairro Redenção, Zona Centro-Oeste

Foto: Divulgação

Ação integrada para retirar obstruções não passíveis

A partir de intervenções em pontos críticos de ocupações irregulares, a Prefeitura de Manaus, nesta sexta-feira (27) fez uma ação integrada para retirar obstruções não passíveis de regularização que ocupavam a calçada na rua Gurupi, no bairro Redenção, Zona Centro-Oeste da capital.



Foram demolidas cinco barracas e borracharias feitas de madeira e PVC, construídas ilegalmente, tomando totalmente o logradouro público. A ação foi coordenada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), com integração da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e Casa Militar, via Guarda Municipal.



Para garantir o ordenamento público, o instituto usa o Código de Obras e Edificações de Manaus, a Lei Complementar 003/2014. A demolição administrativa é prevista no artigo 40, parcial ou total, de obra ou edificação, quando a construção apresentar incompatibilidade com a legislação vigente que não admita regularização; risco para a segurança pública que, no caso de sua iminência, implicará o seu cumprimento imediato; obra ou edificação executada em área ou logradouro público.

 

Veja também

 

População pode ter acesso a projetos para habitação social na Prefeitura de Manaus

 

Prefeito David Almeida vistoria obra que beneficia 300 famílias da Comunidade Bananal, Zona Norte de Manaus


Notificação


A notificação poderá ser comunicada com antecedência de 24 horas da ação demolitória. A ação é um dos últimos recursos no controle e sanções previstas na legislação para garantir o cumprimento das normas urbanísticas e edilícias.



"São necessárias essas ações para ampliar os trabalhos de recuperação de estruturas urbanas públicas na capital e para que a população, de modo geral, assim como comerciantes, tenham dimensão das regras de uso de logradouro público, para atividades e serviços. Também são necessárias para dar ao cidadão o direito de ir e vir nos logradouros públicos.

 

Estamos na rua para melhorar o ordenamento, para termos uma cidade melhor para todos, como nos determina o prefeito David Almeida", explica o vice-presidente do Implurb, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

 

(Foto: Divulgação)

 

As ações de demolição têm o cunho educativo e o punitivo, porque notifica, orienta que se retire, de forma voluntária, mas, se não for retirado, é realizada a ação mais drástica contra o uso indevido.



Denúncias

 

Em razão do regime de teletrabalho, o instituto reforçou o serviço de agendamento para formalização on-line e por meio de e-mail. Foi montado um serviço de plantão para as fiscalizações para casos mais urgentes.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Denúncias sobre obras irregulares e afins são atendidas somente após formalização enviando e-mail para diskordem.implurb@pmm.am.gov.br ou ouvidoria.implurb@pmm.am.gov.br.

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.