13 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
16/05/2024

Prefeitura promove 'Caminhada de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes' na Zona Leste de Manaus

Foto: Divulgação

Aproximadamente 500 pessoas participaram da caminhada, empunhando cartazes, estandartes e bradando alguns dos principais lemas da campanha, como “esquecer é permitir, lembrar é combater”.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), promoveu, nesta quinta-feira, 16/5, a “Caminhada de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”, em alusão ao “Maio Laranja”, mês de conscientização sobre o tema.



A concentração teve início às 7h30, em frente ao Centro Municipal de Ensino de Jovens e Adultos (Cemeja) Prof.º Samuel Isaac Benchimol, no bairro São José Operário, na zona Leste, de onde servidores da assistência social, Organizações da Sociedade Civil (OSCs), conselheiros tutelares e alunos da rede municipal de ensino percorreram até um trecho da avenida Autaz Mirim.Aproximadamente 500 pessoas participaram da caminhada, empunhando cartazes, estandartes e bradando alguns dos principais lemas da campanha, como “esquecer é permitir, lembrar é combater”.



“É inadmissível que ainda vejamos crianças e adolescentes tendo seus direitos violados e vidas sendo destruídas pelo abuso e pela exploração sexual. A atividade de hoje visa justamente trazer essa indignação e este debate para as ruas, convidando a população a também fazer sua parte na proteção desses jovens”, destacou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.

 

Veja também  

 

'Asfalta Manaus' da prefeitura amplia obras de pavimentação na comunidade Parque São Pedro, Zona Oeste

 

Ação gratuita oferece cuidados essenciais para animais de estimação em Manaus

 

Chefe da Divisão de Média Complexidade do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da Semasc, Márcia Helena Braga ressaltou que esse engajamento de diferentes secretarias, entidades e órgãos da rede de proteção social é fundamental para os objetivos da campanha.
“Foram muitos os parceiros que abraçaram essa campanha, que se uniram a nós nesta caminhada e que vêm nos dando apoio em outras atividades do 'Maio Laranja'. Quando nos unimos por uma causa como esta, damos um alerta para a sociedade, estamos dizendo que Manaus não tolerará crimes cometidos contra crianças e adolescentes, e é isso que queremos”, afirmou.



A sensibilização se mostra ainda mais necessária à medida que números divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que pais e conhecidos são os responsáveis por crimes de violência sexual contra crianças de 0 a 9 anos de idade em 68% dos casos ocorridos no Brasil, e que em 70,9% das vezes o crime ocorre dentro de casa.O gestor da escola municipal Hiran de Lima Caminha, Laelson da Costa, frisou a importância da participação de seus alunos e de toda a rede municipal de ensino na campanha. Para ele, a educação é uma das principais armas de prevenção e combate ao abuso sexual.

 

 

“Quando engajamos nossos alunos em campanhas como essa, garantimos que essas crianças tenham acesso à informação, que tenham a devida orientação para conseguir identificar situações que possam colocar sua integridade em risco e que saibam a quem recorrer quando necessário. O papel da escola é esse e não podemos deixar de cumprí-lo”, pontuou.


( Fotos: Divulgação)

 


A estudante Ana Júlia Ramos, de 14 anos, definiu sua experiência na caminhada como muito gratificante e destacou a importância do momento para ela e seus colegas de sala. “Foi muito legal participar da caminhada, até porque acho que todo mundo precisa realmente combater esses crimes, é uma questão de empatia e amor ao próximo”, concluiu.



'MAIO LARANJA'



Alusivo ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, o "Maio Laranja" tem como objetivo orientar crianças, adolescentes, pais e a sociedade a identificar e denunciar situações de abuso e exploração sexual ao longo de todo o mês.A data relembra o caso da menina capixaba Araceli Crespo, sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 18 de maio de 1973, aos 8 anos de idade.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 


O cronograma de atividades especiais do município como parte da campanha continua neste sábado, 18/5, com uma grande ação de sensibilização que será realizada na feira da Manaus Moderna, no centro histórico da cidade, a partir das 8h.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.