10 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
24/07/2021

Proteína descoberta por cientistas pode ser a chave para combater todos os tipos de câncer

Foto: Reprodução

Uma dupla de cientistas canadenses descobriu um tipo de proteína que pode ser a chave para combater tumores malignos em todas as suas formas no corpo humano.

Uma dupla de cientistas canadenses descobriu um tipo de proteína que pode ser a chave para combater tumores malignos em todas as suas formas no corpo humano.

 

É mais um achado incrível da ciência, que também vem fazendo testes de uma vacina com bons resultados para combater o melanoma (câncer de pele).

 

A descoberta da proteína foi feita pelos cientistas Joel Pearson e Rod Bremner, do Instituto Lunenfeld-Tanenbaum Research, em Toronto (Canadá), que aponta um fator comum entre todos os tipos de câncer.

 

Veja também

 

Academia Brasileira de Letras lança nova edição online do Volp

 

COMOVENTE! Mãe junta dinheiro para organizar primeira e última festa do filho com câncer terminal

 

Joel e Rod dividiram as células de câncer em dois grupos de acordo com a presença ou ausência da proteína Yes-associated (YAP) ativada. A ideia, conforme contaram ao portal Eurekalert, foi encontrar um elemento comum entre todos os tipos por meio da classificação.

 

Sem a YAP, tumores malignos não se formam integralmente: assim, os cientistas notaram que o fato dela estar presente ou não causa efeitos diferenciados em medicamentos utilizados para combater o câncer (todos eles).

 

proteína descoberta cientistas combate todos tipos câncer

Foto: Reprodução

 

Mais do que estar apenas ‘ligada ou desligada’, a YAP manifesta efeitos opostos a favor ou anti-câncer em ambos os contextos.

 

Resumindo: o câncer com YAP precisa da proteína para crescer e sobreviver. Em contraste, os cânceres sem essa proteína param de crescer quando ligamos ela. Dominá-la pode ser a chave para frear o crescimento de novos tumores!

 

Joel e Rod explicaram também que a maioria dos cânceres com YAP desativada são altamente letais, mas essa diferença pode ser usada como ponto fraco a ser explorado para combater a doença.

 

Entretanto, os cientistas alertaram que os cânceres de pulmão e próstata talvez podem contornar a falta da proteína reativando a YAP de forma independente. Assim, mais estudos para utilizar a YAP para combater o câncer ainda são necessários.

 

“Uma vez que os cânceres mudem de estados para evitar a terapia, ter maneiras de contornar o estado de YAP pode se tornar uma abordagem geral para impedir que esse câncer mude de tipo para resistir aos tratamentos medicamentosos”, disse Pearson.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.
 

O próximo passo é aprimorar os estudos envolvendo o YAP para tornar medicamentos mais eficazes contra os tumores. A ciência não para!


Fonte: Razoes pra Acreditar

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.