O App Selva aponta que há dezenas de focos de queimadas no sul do Amazonas e em outras partes da Região Norte do País
Manaus amanheceu, pelo quinto dia consecutivo, com a qualidade do ar muito ruim nesta quarta-feira (14/08), devido às queimadas ilegais em várias áreas do Amazonas. De acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (AppSelva), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que fornece dados em tempo real sobre poluição do ar na Amazônia, no Brasil e em países da América do Sul, a situação é crítica.
O App Selva aponta que há dezenas de focos de queimadas no sul do Amazonas e em outras partes da Região Norte do País. O governo do Amazonas informa que a fumaça que cobre Manaus é resultado dos incêndios florestais, especialmente no sul do estado.
Veja também
A Defesa Civil emitiu um alerta destacando que a situação se agravou com a combinação dos focos de queimadas e a chegada de uma frente fria ao sul do estado. A frente fria empurrou a fumaça para a região metropolitana de Manaus, e o problema se estende a cidades na área conhecida como “arco do fogo”, notória pelos altos índices de desmatamento e queimadas.
Foto: Divulgação
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Imagens da NASA mostram uma densa nuvem de fumaça sobre o Amazonas e o Pará, associada a áreas de desmatamento recente. Em julho, o Amazonas registrou o maior número de incêndios para o mês desde o início dos registros em 1998, e o aumento nos focos de queimadas continuou em agosto, com um crescimento de 190% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Fonte: G1