21 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
19/05/2024

Quem é Ebrahim Raisi, presidente do Irã vítima de acidente aéreo

Foto: Getty Images

Ebrahim Raisi, eleito presidente do Irã em 2021, se envolveu em um acidente de helicóptero neste domingo (19/5)

Ebrahim Raisi, o 8º presidente do Irã, se apresenta como um “paladino anticorrupção” e um defensor das classes desfavorecidas. Neste domingo (19/5), ele foi vítima de um acidente de helicóptero, segundo a TV estatal iraniana.

 

Nascido em 14 de dezembro de 1960 e natural da cidade sagrada de Mashhad, uma das principais cidades religiosas do Irã, Ebrahim Raisi, eleito presidente em 2021, é conhecido tanto pela trajetória política quanto pelo papel no sistema judiciário iraniano.

 

Criado em uma família religiosa, Raisi começou cedo os estudos no seminário islâmico. Aos 15 anos, mudou-se para Qom, um importante centro de pesquisas teológicas no Irã, onde estudou sob a orientação de destacados clérigos, incluindo o aiatolá Ali Khamenei, que mais tarde se tornaria o Líder Supremo do Irã.

 

Veja também

 

Mau tempo atrapalha buscas ao helicóptero do presidente do Irã

 

'Nada vai se comparar a isso', diz influencer dos EUA ao ler Brás Cuba

 

A carreira de Raisi no sistema judiciário iraniano começou nos anos 1980, após a Revolução Islâmica de 1979, que derrubou o xá do Irã e instaurou a República Islâmica. Ele ocupou vários cargos importantes, incluindo o de procurador-geral adjunto de Teerã e chefe da Organização Geral de Inspeção.

 

Contudo, seu papel mais controverso foi como um dos membros do “Comitê da Morte” em 1988, responsável por execuções em massa de prisioneiros políticos, um episódio amplamente condenado por organizações de direitos humanos.

 

Nos anos seguintes, Raisi continuou sua ascensão no sistema judicial, tornando-se vice-chefe do Judiciário, em 2004, e procurador-geral do Irã, em 2014.

 

Em 2016, Raisi foi nomeado guardião do santuário do Imam Reza, uma das mais ricas fundações religiosas do Irã. Esse posto não apenas ampliou sua base de apoio entre os religiosos, mas também lhe deu acesso a vastos recursos financeiros.

 

VIDA POLÍTICA

 

Raisi candidatou-se pela primeira vez à presidência em 2017, mas foi derrotado por Hassan Rouhani, que buscava um segundo mandato. Em 2021, com o apoio dos conservadores e em um cenário de baixa participação eleitoral, Raisi venceu as eleições presidenciais.

 

Desde que assumiu a presidência, Raisi enfrenta desafios que incluem uma economia em dificuldades, exacerbada pelas sanções internacionais, e um cenário político interno tenso.

 

O governo dele é marcado por uma postura dura em relação a questões de segurança interna e uma tentativa de melhorar as relações com países vizinhos, enquanto mantém uma atitude desarmoniosa em relação ao Ocidente, especialmente aos Estados Unidos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram   

 

Ebrahim Raisi é uma figura polarizadora. Seus defensores o veem como um guardião dos valores revolucionários e um combatente contra a corrupção. Os críticos, no entanto, apontam para o histórico de violações de direitos humanos e falta de experiência em governança econômica como pontos fracos.

 

Fonte: Metropóles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.