NOTÍCIAS
Interior em Destaque
Raiva dos herbívoros: Adaf inicia vacinação obrigatória em Santo Antônio do Içá
Foto: Divulgação/Adaf

Trabalhos seguem até o dia 30 de novembro e contemplam bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) inicia, nesta sexta-feira (1º/11), a ação de vacinação obrigatória contra a raiva dos herbívoros, na cidade de Santo Antônio do Içá (distante 880 quilômetros de Manaus). Para mitigar a dificuldade de acesso dos produtores daquele município à imunização, servidores da Adaf/Tabatinga vão percorrer 107 propriedades vacinando os animais.

 

Os trabalhos seguem até o dia 30 de novembro e contemplam bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos. Além de Santo Antônio do Içá, a vacinação contra a raiva é obrigatória em Autazes, Tefé, Careiro, Urucará e Urucurituba. As vacinas contra a raiva dos herbívoros podem ser encontradas nas casas agropecuárias credenciadas junto à Adaf.

 

Realizada a vacinação do rebanho, os produtores têm até o dia 15 de dezembro para fazer a notificação junto à Agência de Defesa. O proprietário dos animais deverá apresentar à Adaf a nota fiscal de aquisição da vacina, na qual deverá constar número da partida, validade e laboratório produtor. Além disso, é necessário informar a data da vacinação, bem como o número de animais vacinados por espécie.

 

Veja também 

 

Defensoria do Amazonas abre inscrições para processo de cadastro de reserva para estágio na UDI de Uarini

 

Busca Ativa PNAB Amazonas inicia com oficinas em Novo Airão

DOENÇA

 

A raiva é uma zoonose, ou seja, doença compartilhada entre animais e humanos e que acomete todos os mamíferos. Ela é considerada uma das doenças zoonóticas de maior importância em Saúde Pública em todo o mundo, com elevado custo social e econômico.

 

Foto: Divulgação/Adaf

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

A doença é causada por um vírus que se propaga via nervo e a infecção se dissemina rapidamente, alcançando o sistema nervoso central. O vírus está presente na saliva do mamífero infectado, prioritariamente, pela mordedura ou lambedura de mucosas. A raiva é letal, com raríssimos casos de sobrevivência, acompanhados de sequelas graves.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Email:

Mensagem:

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.