26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
06/03/2021

Reino Unido rastreia cidadãos que tiveram contato com alguém com Covid

Foto: Reprodução

A meta do governo britânico é encontrar cada caso das variantes que geram preocupação

Uma das principais ações de combate ao coronavírus no Reino Unido é rastrear cidadãos que tiveram contato com alguém doente.

 

A meta é encontrar cada caso das variantes que geram preocupação. A cepa identificada no Brasil e a da África do Sul podem se espalhar depressa, mas ainda não são dominantes no Reino Unido.

 

O governo britânico explicou que a busca por essas variantes é de porta-em-porta. Um método que aquela mesma Londres usou em 1854. Mais de 600 pessoas morreram infectadas em apenas algumas semanas. Um surto de cólera atingiu o bairro do Soho. A doença faz o corpo tentar expulsar as bactérias no intestino pelo vômito e pela diarreia. A rápida perda de líquidos é fatal.

 

Veja também

 

Portugal exige quarentena em voos indiretos do Brasil e Reino Unido

 

Oprah vai receber 40 milhões de reais por entrevista com Harry e Meghan

 

Naquela época não tinha rede de esgoto. As pessoas jogavam nas ruas o produto dos seus intestinos. Londres estava lotada de cortiços; as pessoas se amontoavam nos prédios. A falta de saneamento, a superlotação e o serviço médico ruim agravavam o quadro e o cólera matava metade dos infectados naquela época.

 

Ninguém sabia como a doença era transmitida. Muitas pessoas acreditavam que o contágio acontecesse por uma névoa tóxica: miasma. Mapas do século XIX até mostram essa suposta nuvem de cólera. Alguns se cobriam dos pés à cabeça para se prevenir do miasma. As autoridades sanitárias espalhavam desinfetantes nas calçadas onde a tal névoa poderia ter tocado.

 

Um médico londrino pensava diferente. John Snow tinha publicado um estudo cinco anos antes, alegando que a água contaminada é que causava o cólera. O novo surto era a chance de provar a hipótese.

 

John fez um mapa para desvendar o mistério. Não era comum que as pessoas recebessem água em casa; ela vinha de uma fonte pública. A que ficava mais perto da maioria das vítimas era uma em frente ao número 40 da Broad Street - cada barra representa uma morte por cólera. Ele foi de porta-em-porta e perguntou a quem morava com os mortos: “De onde vem a água que os senhores bebem?”. “Ali na Broad Street 40”, respondiam.

 

Jimmy Whitworth, especialista da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, explica que John Snow interditou a fonte e ninguém mais morreu de cólera nos arredores. Mais tarde descobriram que uma fossa tinha contaminado a fonte. O caso ajudou a acabar com o mito do miasma.

 

O novo coronavírus botou de novo a Ciência nas ruas. O teste caseiro de alguém na Inglaterra deu positivo para variante identificada no Brasil. Mas a pessoa mandou sem dados pessoais a amostra dela pelo correio.

 

O governo verificou o código de barras do kit que o infectado usou e chegou a 379 endereços para onde tinham mandado os testes caseiros. Um time de 40 funcionários procurou os moradores até identificar quem mandou a amostra.

 

O ministro da Saúde explicou que a pessoa pegou a variante de alguém que veio do Brasil. Mas todos cumpriram a quarentena em casa. Pelo sim pelo não, o governo vai reforçar os testes na vizinhança.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp  

 

Os cientistas garantem que podem ajustar em poucos meses as vacinas para funcionar bem contra qualquer variante. Seria uma dose de reforço. Mas é preciso fechar a fonte de contágio.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.