21 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
12/06/2024

Relator no TCU vota por aprovar, com ressalvas, contas de Lula em 2023

Foto: Reprodução

Contas do presidente Lula no exercício financeiro de 2023 são analisadas nesta quarta (12/6) pelo plenário do Tribunal de Contas da União

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo votou, nesta quarta-feira (12/6), pela aprovação, com ressalvas, das contas do primeiro ano do atual governo Lula (PT). O plenário da Corte de Contas aprecia nesta manhã as contas do presidente da República relativas ao exercício financeiro de 2023. Vital do Rêgo é o relator dessa análise.


Ao tratar da conjuntura econômica, financeira e orçamentária, Vital do Rêgo pontuou que, sob a perspectiva de variáveis macroeconômicas, “pode-se dizer que o ano de 2023 seguiu o curso esperado”. Ele lembrou que a inflação oficial medida pelo IPCA terminou o ano em 4,62%, na parte superior da meta de inflação do ano, e que a taxa básica de juros (Selic) fechou 2023 em 11,65%, dois pontos percentuais abaixo do registrado em 2022.

 

Veja também 

 

Presidente do Solidariedade é alvo de mandado de prisão da Polícia Federal por desvio de R$ 36 milhões

 

Após confusões, Câmara aprova urgência de projeto para punir deputados

O relator colocou como ressalvas “distorções contábeis” no Balanço-Geral da União. Vital do Rêgo apontou ainda “indícios de irregularidades” na concessão de benefícios tributários pelo Executivo.O tribunal faz anualmente a análise das contas do presidente da República e verifica se foram respeitadas, nos gastos públicos, as principais regras fiscais e orçamentárias, como a aplicação mínima de recursos, exigida pela Constituição.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Os demais ministros do TCU votam agora e indicam se acompanham ou não o parecer do relator.Após a apreciação, o relatório e o parecer prévio são encaminhados ao Congresso Nacional para o julgamento da Prestação de Contas do Presidente da República. 

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.