15 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
03/05/2020

Relembre Brasil x Espanha neste domingo às 16h: 'A história poderia ser outra'

Foto: Getty Images

David Luiz posa com a taça da Copa das Confederações de 2013, o seu primeiro e único título pela seleção brasileira

 Quem esteve no Maracanã naquele 30 de junho de 2013 talvez tenha testemunhado a última atuação da seleção brasileira que o torcedor enquadraria. Eram tempos ainda de empolgação com a aproximação de uma Copa do Mundo em casa, hino à capela e um 3 a 0 sobre a Espanha que praticamente ratificou o Brasil como favorito ao penta no ano seguinte.

 

A Seleção venceu com autoridade aquela que havia ganhado duas Eurocopas (2008 e 2012) e uma Copa (2010) em sequência. E tinha um time encaixado, com o título da Copa das Confederações como referência, superando ainda Uruguai e Itália.

 

Dentre os jogadores, o zagueiro David Luiz foi um dos destaques daquela campanha. Na final, especificamente, brilhou ao salvar gol certo do espanhol Pedro, quando o placar ainda estava 1 a 0, no fim do primeiro tempo.

 

Veja também


Elenco do Flamengo e Jorge Jesus são submetidos a exames da covid-19


Tyson treina e mostra que retorno aos ringues por caridade é real

 

David Luiz salva gol de Pedro em cima da linha: Brasil vencia apenas por 1 a 0 naquele momento — Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

 

O lance tinha um nível técnico de dificuldade tão alto que o narrador Galvão Bueno sugeriu que David “saísse pulando e comemorasse como um gol”. Em entrevista ao GloboEsporte.com, o zagueiro do Arsenal citou que o fato de conhecer o futebol de Pedro, com quem viria a jogar no Chelsea, o ajudou naquele momento.

 

- As probabilidades de fazer gol contra eram realmente muito maiores do que salvar o gol. Mas o que me levou a ter o instinto de tentar salvar foi a minha admiração pelo Pedro. Eu sempre acompanhei muito o futebol dele – depois jogamos juntos no Chelsea - e sabia que ele gostava de finalizar com as duas pernas. Pude prever que ele ia finalizar daquele jeito, que ia tentar tirar do Julio (César) naquele canto. Me joguei na bola e consegui salvar o gol.

 

- Se aquela bola tivesse entrado a história do jogo poderia ser outra. Um empate ali poderia fazer com que eles crescessem no jogo e levassem uma situação muito mais confortável para o intervalo.

 

Como se sabe, nada disso aconteceu. Neymar fez o dele logo depois, e Fred ampliou no começo do segundo tempo. Sergio Ramos ainda perdeu um pênalti, e David Luiz pôde levantar o seu primeiro e único troféu conquistado com a Seleção.

 

- Sem dúvida nenhuma foi uma noite especial para todo mundo. Da maneira que foi, contra a grande Espanha dos últimos anos. Para mim foi uma das noites mais especiais da minha vida e da minha carreira. Por tudo que aconteceu dentro do jogo, por tudo que a gente vinha trabalhando. Foi meu primeiro título pela a Seleção Brasileira e isso vai ficar marcado para sempre no meu coração e também no coração de todos que participaram daquele momento, seja dentro ou fora do campo.

 

- Nós estávamos muito focados na gente, no que a gente deveria fazer. Tínhamos muito respeito por tudo que eles tinham feito nos últimos anos, mas a gente tinha muita vontade e fome de ir para cima deles, sem deixar que respirassem, para que entendessem que ali nós íamos bater de frente, focados em fazer nosso melhor jogo. No final uma vitória coletiva incrível – completou.

 

Seria um lindo começo de narrativa para a Copa do Mundo, mas quem terminou levantando a taça um ano depois no Maracanã foi o alemão Philipp Lahm. O Brasil, mesmo com um grupo muito similar (sete mudanças, mas nenhum titular da final), sofreu o maior vexame de sua história – os 7 a 1 para a Alemanha na semifinal e de quebra a derrota por 3 a 0 para a Holanda na disputa do terceiro lugar.

 

O que faltou, então, David?

 

- Nós levamos muitas coisas positivas de 2013 para 2014. Mas quando acaba do jeito que acabou as coisas boas são apagadas da memória e dos corações de todos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.


- É difícil a gente falar de coisas que passaram quando no futebol o mais importante no fim das contas é o resultado. Mas durante muito tempo, antes daquela semifinal, nós fizemos muita coisa boa. Durante muito tempo nós fomos um grande grupo que conseguiu ganhar junto e que teve hombridade de perder junto.

 

David Luiz brinca com Daniel Alves e Hulk na comemoração do título da Copa das Confederações em 2013 — Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

 

Globo Esporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.