Orientações da Sociedade Brasileira de Imunizações têm como objetivo minimizar o impacto à saúde da população e indicar vacinação necessária
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e outras entidades médicas recomendam que as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul sejam vacinados com os seguintes imunizantes:
Covid-19;
Influenza;
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola);
Hepatite (A e B);
Tétano;
Raiva – indicada apenas em casos de mordidas ou outros acidentes com animaisDe acordo com a entidade médica, a exposição à água e à lama das enchentes aumenta o risco de doenças transmitidas por via hídrica ou ambiental e pelo contato com feridas. Além disso, as pessoas nas cidades afetadas também estão expostas a infecções respiratórias, devido às aglomerações em abrigos, e a infecções na pele decorrentes de traumatismos.
Veja também
Especialistas alertam: hipertensão arterial também ocorre na infância
Festival de Parintins: FVS-RCP alerta sobre saúde vocal e auditiva entre profissionais do Boi-Bumbá
Para as equipes de resgate, os profissionais de saúde e os socorristas, as vacinas indicadas são contra influenza, Covid-19, tétano, hepatite (A e B), febre tifoide e raiva.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Participaram da elaboração do documento a Sociedade Gaúcha de Infectologia (SGI), as Sociedades brasileiras de Infectologia (SBI), Pediatria (SBI), Medicina da Família e Comunidade (SBMFC) e a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede).
Fonte: Revista Veja