26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
15/09/2021

Rosa Weber diz que democracia 'não se resume a escolhas periódicas'

Foto: Reprodução

O discurso da ministra, que presidiu a sessão de julgamentos do STF, foi feito em razão do Dia da Democracia, celebrado nesta quarta-feira

A ministra Rosa Weber, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) , defendeu nesta quarta-feira que a democracia é a mútua compreensão das diferenças e chamou a atenção para a reafirmação da "fé no regime democrático consagrado na Constituição" nestes tempos de "mares revoltos".

 

"Vale a pena, neste 15 de setembro, reafirmar a nossa fé no regime democrático consagrado em nossa Constituição", disse a ministra.

 

O discurso da ministra, que presidiu a sessão de julgamentos do STF, foi feito em razão do Dia da Democracia, celebrado nesta quarta-feira. A ministra lembrou o pronunciamento que fez quando presidia o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições de 2018, que teve como vencedor o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

 

Veja também

 

Barroso diz que divergências devem ser absorvidas de 'maneira civilizada'

 

Malafaia desafia Moraes a prendê-lo: 'Não tenho medo, ditador de toga'

"Refletir sobre a democracia não constitui mero exercício teórico. A democracia não se resume a escolhas periódicas, democracia é também exercício constante de diálogo e tolerância, e mútua compreensão das diferenças, sem que a vontade da maioria busque suprimir ou abafar a opinião dos grupos minoritários, muito menos tolher ou coprometer-lhes os direitos constitucionalmente assegurados", afirmou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

As palavras da ministra foram proferidas em meio à "trégua" na crise institucional entre Judiciário e Executivo vivida desde a última quinta-feira, quando o presidente publicou uma "Carta à Nação" em que recuou nos ataques que vinham sendo feitos ao Supremo. O Dia da Democracia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, na Assembleia Geral.

 

Fonte: iG 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.