26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
31/05/2021

Saiba o que é a dieta cetogênica e se ela realmente funciona

Foto: Reprodução

Baseada em uma alimentação rica em gorduras e proteínas, sem carboidratos, a dieta cetogênica é cercada de dúvidas. Tire todas elas a seguir

A dieta cetogênica realmente funciona é algo bastante controverso hoje em dia, seja em discussões científicas quanto populares. Esse tipo de alimentação possui muitos defensores, mas também recebe constantemente inúmeras críticas.

 

Atualmente existem protocolos diferentes para a dieta cetogênica, mas basicamente o consumo de carboidratos é muito restrito e, aumenta-se o índice de gorduras no organismo.

 

A baixa oferta de carboidratos faz com que o seu corpo não tenha energia para abastecer as suas células, inibindo assim a lipólise no tecido de gordura do seu corpo.

 

Veja também 

 

Comer de 3 em 3 horas ainda é a melhor escolha para dieta?

 

Vegetais ricos em proteínas: confira 9 opções para incluir na sua dieta

Isso faz com que a queima de gordura seja acelerada, promovendo o emagrecimento rápido dos indivíduos que consigam manter hábitos saudáveis.

 

Mas será que a dieta cetogênica realmente funciona? Continue lendo esse texto e veja mais sobre esse assunto.

 

Como a dieta cetogênica funciona?

 

dieta cetogênica

 

Primeiramente, a dieta cetogênica é baseada na diminuição do consumo de carboidratos, componentes importantes que fornecem energia ao organismo.

 

Com o aumento percentual no consumo de gorduras, o fluxo de ácidos graxos para o fígado é mais elevado.

 

Então eles são transformados em corpos cetônicos, que por sua vez são transportados pela corrente sanguínea, sem que isso modifique o pH. São justamente esses corpos cetônicos que vão servir como fonte de energia para o organismo.

 

A princípio ela surgiu como complementar no tratamento de epilepsia em crianças, visando assim diminuir as convulsões.

 

Existem indícios de que esse tipo de alimentação possa favorecer também pacientes oncológicos, mas ainda não há comprovação disso.

 

Na teoria, com a falta de reservas de carboidratos no organismo, as células cancerígenas seriam incapazes de se multiplicar.

 

Isso levaria a uma diminuição do índice de replicação das células, barrando assim o crescimento tumoral.

 

No entanto, nesse caso deve-se ter maior cuidado com a alimentação dessas pessoas porque a subnutrição e falta de energia podem provocar um agravamento da doença.

 

Riscos da dieta cetogênica

 

dieta cetogênica

 

Em alguns protocolos, a dieta cetogênica consiste em uma alimentação com até 90% de lipídios e, somente 10% de proteínas e carboidratos.

 

Com isso, pode-se dizer que existe um grande desequilíbrio nutricional quando é feito esse tipo de abordagem.

 

Sendo assim, é imprescindível que adieta seja feita com orientação de uma equipe multidisciplinar, que envolva nutricionista e médico, que possam fazer o acompanhamento clínico e laboratorial do paciente.

 

É preciso manter o monitoramento porque esse tipo de dieta pode provocar hipoglicemia e desidratação devido a episódios de vômito e diarreia.

Considerando-se esse habito em longo prazo, o paciente pode desenvolver problemas severos, como excesso de gordura no sangue, acúmulo de gordura no fígado, cálculos renais e outras alterações do metabolismo.

 

Como a dieta cetogênica ajuda a emagrecer?

 

dieta cetogênica

Fotos: Reprodução 


A dieta cetogênica é excelente para o emagrecimento, porque faz com que o coro consuma o excesso de gordura que existe no organismo ao invés de usar açúcares.

 

O organismo entra em cetose, que é mais ou menos o que acontece quando o indivíduo fica em jejum. Assim, o corpo precisa de outra fonte de energia, usando assim as gorduras.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

O maior problema disso é que a queima de gordura como fonte energética faz com que o organismo libere corpos cetônicos. Isso provoca enjoo e náusea.

 

Fonte: Fashionbubbles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.