24 de Fevereiro de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
05/12/2023

Secretaria de Educação realiza ciclo de reuniões para ajustar detalhes técnicos para as matrículas 2024

Foto: Reprodução

No ano letivo de 2023, a rede estadual de ensino teve mais de 422 mil alunos matriculados nas unidades de ensino

A Secretaria de Estado de Educação, Desporto Escolar, segue até esta quarta-feira (06/12) com o cronograma de reuniões com os coordenadores distritais, diretores e secretários escolares para alinhar informações sobre o período de matrículas de 2024 na rede estadual de ensino. As datas, que serão divulgadas nas próximas semanas, marcam os processos de matrículas automáticas, reordenamentos, transferências, matrícula de novos alunos e atendimento à retardatários.

 

O cronograma teve início na última semana, na própria sede da Secretaria de Educação, com a presença dos sete coordenadores distritais da capital amazonense. Até esta terça-feira (05/12), as reuniões já se estenderam aos coordenadores, assessores de tecnologia, técnicos de matrícula, diretores escolares e secretários escolares das Coordenadorias Distritais de Educação (CDE) 1, 2, 3 e 4.

 

De acordo com a Secretaria Executiva Adjunta da Capital (Secap), da Secretaria da Educação, Rute Lima, as ações são fundamentais para um processo tranquilo de matrícula.

 

Veja também 

 

Brasil está entre os 20 piores em Matemática e Ciências,o Brasil ocupa a 65ª posição em Matemática, 52ª em Leitura e 61ª em Ciências


Escola estadual promove encerramento do 'Filosofia e Projeto de Vida (NEM): Uma possibilidade interdisciplinar'

 

"Nessas reuniões, todo o embasamento legal está sendo discutido diretamente com os agentes que realizam, na ponta, o processo de matrícula. Tratamos também, principalmente, da sensibilização, junto à comunidade escolar, no sentido de garantir que nenhum dos nossos alunos fique de fora da escola", ressaltou a secretária.

 

O calendário de reunião segue até esta quarta-feira (06/12), quando todas as CDEs terão recebido o suporte técnico das equipes da Secap, em parceria com a Gerência de Matrícula (GMAT), do Departamento de Planejamento (Deplan) da Secretaria de Educação.

 

 

PROCESSOS

 

Após a divulgação do calendário de matrículas a ser realizada nas próximas semanas, o primeiro momento é o de rematrícula automática, processo realizado pelas próprias escolas.

 

Em seguida, inicia o período de reordenamento, destinado aos discentes cuja escola atual não oferece continuidade de ensino. Esse processo já está em curso, por meio da Gerência de Pesquisa e Estatística (Gepes), da Secretaria de Educação, que está quantificando os casos.

 

O próximo passo acontece com a transferência e matrícula de alunos com deficiência, que têm prioridade de atendimento, baseada na Lei 13.146 - Estatuto da Pessoa com Deficiência. Após as prioridades, as transferências seguem com os demais casos. O penúltimo processo é o de atendimento a novos alunos, aqueles que ainda irão adentrar na rede pública de ensino.

 

E finalizando o processo de matrículas 2024, abrirá o prazo para os retardatários, que por algum motivo perderam o cronograma. De acordo com a coordenadora da GMAT da Secretaria de Educação, Irlanda Araújo, os encontros desta semana são a fase final de um planejamento já em curso.

 

"Estamos abordando toda a parte técnica de orientação para as escolas em relação às matrículas de 2024. Isso passa pelas ferramentas do Sigeam, também por todo o contexto de atendimento ao público, do site das matrículas. Sabemos que é um momento de atenção para todos, por isso organizamos isso durante o ano inteiro", destacou Irlanda.

 

Em 2023, a rede estadual de ensino conta com mais de 422 mil discentes matriculados em suas mais de 600 unidades de ensino em todo o Amazonas.  

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagra

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de

Estado de Educação e Desporto Escolar

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.