01 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
15/05/2024

Senado pede rejeição de ação do PL para punir aborto como homicídio

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Manifestação do Senado foi apresentada em ação movida no STF pelo PL, partido de Bolsonaro, para endurecer pena a quem causa aborto

 O Senado enviou ao STF uma manifestação no âmbito de uma ação movida na Corte pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, na qual a sigla pede que o aborto causado por terceiros seja punido com a mesma pena do crime de homicídio qualificado.

 

Enquanto as penas de prisão a quem causa aborto variam de 3 a 10 anos, quando não há consentimento da gestante, e de 1 a 4 anos, quando há consentimento, o crime de homicídio qualificado tem penas de 12 a 30 anos de cadeia.

 

O parecer da Advocacia do Senado, enviado ao STF na segunda-feira (13/5), argumentou não ser possível aplicar penas a um crime por meio de analogia, que torne a punição mais dura, e que o assunto deve ser discutido pelo Legislativo.

 

Veja também

 

Lula anuncia auxílio de R$ 5.100 para famílias impactadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul

 

CPI da Braskem: relatório final vai pedir aprimoramento na fiscalização para minimizar novos acidentes no Brasil

 

A Casa citou 24 projetos de lei em tramitação no Congresso entre os que tratam de políticas para prevenir gravidez indesejada e o aborto e que debatem punições à prática, incluindo textos para endurecer penas. Para o Senado, a atuação do Judiciário nesse tema é “desnecessária”.

 

“A complexidade do tema demonstra que o ambiente propício à sua discussão é o Parlamento, que representa os diversos segmentos da sociedade e os interesses envolvidos, não sendo possível se justificar a intervenção do Poder Judiciário em função típica do Poder Legislativo”, disse a manifestação do Senado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) em que o PL pede a punição do aborto como homicídio qualificado tem o ministro Flávio Dino como relator.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.