28 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
18/02/2020

Sepror apresenta programa de redução de desperdício de alimentos em reunião para o desenvolvimento do agronegócio

Foto: Djalma Júnior

O secretário de Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior, participou da reunião e falou da metodologia que o Cadaam pretende implantar

Na segunda-feira (17/02), aconteceu a 1° reunião do Comitê de Apoio ao Desenvolvimento do Agronegócio no Amazonas (Cadaam), que contou com a participação da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), assim como da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti).

 

A reunião aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), no Centro de Manaus.

 

No encontro, o assessor da Sepror, Carlos Henrique Conceição, fez uma apresentação sobre o Programa de Redução de Desperdícios de Alimentos nas Feiras de Manaus, mostrando o desempenho e os resultados de 2019, e também as metas a serem alcançadas em 2020.

 

Veja também 

 

Ipaam multa, embarga e descobre maus-tratos a animais em flutuantes de Manaus

Polícia Militar detém dupla com drogas no bairro São Lázaro

 

Para o assessor e também professor universitário, apresentar seu projeto foi muito importante, na medida em que a iniciativa ele contribui para o desenvolvimento do primeiro setor, mas também tem como principal objetivo combater a fome.

 

 

“O encontro foi de extrema relevância, pois na reunião estavam pessoas extremamente influentes dentro do estado e que podem servir de intermediadores para futuras parcerias com os supermercados de Manaus, tendo em vista que não é somente nas feiras que há o desperdício de alimentos. Estes perdem seu valor de mercado, mas ainda possuem seu valor nutricional”, disse o assessor.

 

Com a perspectiva de crescimento do programa, uma das metas é ensinar o agricultor diretamente, sem intermediários, a conduzir melhor seus produtos e, dessa forma, evitar que sejam desperdiçados vários alimentos que ainda podem ser consumidos, gerando assim uma economia e tornando o agricultor local mais direcionado e consciente do seu próprio negócio.

 

Fotos: Djalma Júnior

 

O secretário de Produção Rural, Petrucio Magalhães Júnior, participou da reunião e falou da metodologia que o Cadaam pretende implantar nos próximos anos para permitir ao setor primário se desenvolver, tornando a atividade autossustentável e rentável para o agricultor e para o Estado.

 

“O Cadaam é um fórum de suma importância para a efetividade das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do setor primário. Ações de interiorização do desenvolvimento econômico, visando a complementariedade do modelo da Zona Franca de Manaus, devem passar pelo debate no Conselho”, completou o secretário.

 

Redução do desperdício – O Programa de Redução de Desperdícios de Alimentos nas Feiras de Manaus, executado pela Sepror em parceria com o Programa Mesa Brasil, do Serviço Social do Comércio (Sesc), recolhe em média 1 tonelada de legumes, frutas e verduras, por semana, de duas feiras de Manaus.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Os alimentos arrecadados são armazenados nos caminhões do Mesa Brasil e encaminhados para o Balneário do Sesc, onde é feita a triagem e a distribuição para as instituições cadastradas no banco de dados do Programa. Em 2019, nos últimos 10 meses do ano, foram arrecadadas aproximadamente 60 toneladas de alimentos.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.