Gilmar Mendes convocou audiência de conciliação em cinco ações penais às quais o senador Jorge Kajuru responde por injúria e difamação
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou uma audiência de conciliação referente às cinco ações penais a que o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) responde por suposta prática dos crimes de injúria e difamação contra o ex-deputado federal Alexandre Baldy (Progressistas-GO).
Em maio de 2022, a Segunda Turma aceitou as queixas-crime apresentadas por Baldy contra Kajuru pelo suposto cometimento dos delitos, devido a publicações do senador no Facebook, no YouTube, no Twitter e no Instagram. A audiência no âmbito das ações penais nº 1.050, 1.047, 1.048, 1.052 e 1.051 será em 15 de outubro, às 14h.
Em vídeos divulgados nas mídias sociais, o senador acusou Baldy de fazer parte de um esquema de jogos de azar, em Goiás, ligado ao contraventor Carlinhos Cachoeira e de chefiar uma suposta “quadrilha” do Departamento de Trânsito (Detran) do estado.
Veja também
PEC que limita STF está nas mãos de um ministro nomeado por Bolsonaro
Ministro do STF pede manifestação da PGR sobre caso Silvio Almeida
Em resposta ao ex-deputado na Justiça, Kajuru pediu, entre outros pontos, a nulidade do recebimento da queixa, pois o STF, até então, não teria convocado audiência de conciliação – procedimento necessário em processos de crimes contra a honra.
Gilmar Mendes, então, analisou que o Código de Processo Penal (CPP) permite a realização da audiência de conciliação após o recebimento da queixa, e sem acarretar na nulidade dela, quando não houver prejuízo da defesa.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Assim, o ministro acolheu manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que considerou necessário dar oportunidade às partes de resolver a questão de forma consensual, mesmo após o recebimento das queixas-crime.
Fonte: Metrópoles