NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
25/05/2021

Superlua, lua de sangue, eclipse lunar: o que significam juntos?

Compartilhar:
Foto: Reprodução

A atmosfera da Terra dá à Lua um brilho vermelho-sangue durante eclipses lunares totais

Nas primeiras horas de 26 de maio, ocorrerá o primeiro eclipse lunar de 2021, acompanhado de outros dois fenômenos: a superlua e a lua de sangue.

 

O primeiro eclipse lunar de 2021 vai acontecer nas primeiras horas de 26 de maio. Mas este será um evento especialmente superlunar, já que será uma superlua, um eclipse lunar e uma lua de sangue ao mesmo tempo. Então, o que tudo isso significa?

 

Veja também

 

Eclipse com 'superlua' será visível na América Latina na quarta; veja a previsão e entenda o fenômeno

 

Passagem de meteoro na costa do Nordeste é flagrada por câmeras. VEJA VÍDEO

 

 

O que é uma superlua?


Uma superlua ocorre quando uma lua cheia ou nova coincide com a abordagem mais próxima da Lua da Terra.

 

A órbita da Lua em torno da Terra não é perfeitamente circular. Isso significa que a distância entre a Lua e a Terra varia conforme a Lua gira ao redor do planeta. O ponto mais próximo na órbita, chamado perigeu, está aproximadamente 50 mil quilômetros mais perto da Terra do que o ponto mais distante da órbita. Uma lua cheia que acontece perto do perigeu é chamada de superlua.

 

Então, por que isso é super? A proximidade relativamente próxima da Lua faz com que ela pareça um pouco maior e mais brilhante do que o normal, embora a diferença entre uma superlua e uma Lua normal seja geralmente difícil de notar, a menos que você esteja olhando para duas fotos lado a lado.

 

 

Como funciona um eclipse lunar?


Um eclipse lunar acontece quando a sombra da Terra cobre toda ou parte da Lua. Isso só pode acontecer durante a lua cheia. Então, ele primeiramente ajuda a entender o que faz uma lua cheia.

Como a Terra, metade da Lua é iluminada pelo Sol a qualquer momento. A lua cheia acontece quando a Lua e o Sol estão em lados opostos da Terra. Isso permite que você veja todo o lado iluminado, que parece um disco redondo no céu noturno.

 

Se a Lua tivesse uma órbita totalmente plana, toda lua cheia seria um eclipse lunar. Mas a órbita da Lua é inclinada cerca de 5 graus em relação à órbita da Terra. Então, na maioria das vezes, a lua cheia acaba um pouco acima ou abaixo da sombra projetada pela Terra.

 

 

Mas duas vezes em cada órbita lunar, a Lua está no mesmo plano horizontal que a Terra e o Sol. Se isso corresponder a uma lua cheia, o Sol, a Terra e a Lua formarão uma linha reta e a Lua passará pela sombra da Terra. Isso resulta em um eclipse lunar total.

 

Para ver um eclipse lunar, você precisa estar no lado noturno da Terra enquanto a Lua passa pela sombra. O melhor lugar para ver o eclipse em 26 de maio de 2021 será no meio do Oceano Pacífico, Austrália, costa leste da Ásia e costa oeste das Américas. Será visível na metade oriental dos EUA, mas apenas nos primeiros estágios antes da lua se pôr. [No Brasil, apenas uma parte do fenômeno será visível em regiões mais a oeste – N. da R.]

 

Fotos: Reproduções

 

Por que a Lua parece vermelha?


Quando a Lua está completamente coberta pela sombra da Terra, ela escurece, mas não fica completamente preta. Em vez disso, ele assume uma cor vermelha, razão pela qual eclipses lunares totais às vezes são chamados de luas vermelhas ou de sangue.

 

A luz solar contém todas as cores da luz visível. As partículas de gás que constituem a atmosfera da Terra têm maior probabilidade de espalhar comprimentos de onda de luz azul, enquanto os comprimentos de onda mais vermelhos passam. Isso é chamado de dispersão de Rayleigh, e é por isso que o céu é azul e o nascer e o pôr do sol costumam ser vermelhos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

No caso de um eclipse lunar, a luz vermelha pode passar pela atmosfera da Terra e é refratada – ou dobrada – em direção à Lua, enquanto a luz azul é filtrada. Isso deixa a lua com uma tonalidade avermelhada pálida durante um eclipse.

 

Fonte: Planeta

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

LEIA MAIS

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Copyright © 2013 - 2021. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.