A Threads, uma plataforma de redes sociais criada para concorrer diretamente com o Twitter, conhecido pela sua informação rápida, anunciou recentemente uma nova funcionalidade — mostrar os usuários que estão online em tempo real.
O objetivo desta atualização é aumentar as interações na plataforma, para que desta forma Threads consiga crescer mais no mercado digital, um mercado cada vez mais competitivo.
Mas o que significa a presença online para os usuários e, mais importante, para as marcas que estão buscando formas de interagir com o público?
A relevância da presença online em Tempo Real
Saber que alguém está online pode permitir às marcas conseguirem chegar diretamente aos consumidores. Imagine fazer um comentário no Threads e, imediatamente, encontrar uma marca relevante para o seu comentário, despertando a sua atenção imediata.
Essa funcionalidade é bastante comum em jogos online, como cassinos, ou em outras plataformas de jogos que oferecem um chat ao vivo, o que torna a experiência mais imersiva e prazerosa. Mesmo em jogos de cassino grátis ou jogos multiplayer gratuitos, a interação em tempo real pode influenciar a escolha dos usuários de uma plataforma em relação a outra, por apenas oferecerem uma componente mais social.
Isto é especialmente interessante em plataformas dedicadas ao streaming de jogos como a Twitch, aonde grande parte da sua popularidade advém precisamente da interação em tempo real com o público, existindo um engajamento contínuo — uma excelente oportunidade para as marcas patrocinarem streamers do seu nicho de mercado.
Outros Setores também Beneficiam da Interação em tempo real
Também outros setores já reconhecem a importância da interação em tempo real, como acontece no suporte ao cliente, como podemos ver nas salas de conversação ao vivo disponíveis 24 horas. Empresas de telecomunicações, e-commerce, ou serviços financeiros que disponibilizem chats ao vivo para resolver questões dos clientes em tempo real com certeza irão possuir uma grande vantagem em relação aos seus principais competidores.
Conexão com os consumidores
As marcas, independentemente do setor, precisam estar atentas às novas formas de engajar o público. Numa era digital, onde a evolução se dá a um ritmo acelerado, estar a par das tendências é essencial para não ficar para trás.
Com a nova funcionalidade do Threads, por exemplo, abrem-se portas de oportunidades únicas como uma marca notar que uma influenciadora popular está online e começar uma interação ao vivo. Esta interação pode facilmente gerar uma onda de engajamento entre influenciadores e o público-alvo, conseguindo, por exemplo, um pico de vendas.
As redes sociais iniciaram este engajamento e o surgimento de influenciadores marcou uma nova era de comunicação das marcas, algo que já estava bem estabelecido em outros setores como os do entretenimento, onde as salas de conversação já eram habituais.
Nos cassinos online, por exemplo, é comum a existência de um separador de cassino ao vivo onde os apostadores podem interagir entre si e até mesmo com os jogadores, oferecendo, além de uma experiência imersiva, um maior envolvimento com aquela plataforma.
Podemos facilmente fazer a comparação com as marcas que começam a oferecer diretos via redes sociais aumentando o engajamento com o seu público e que podem usufruir funcionalidades tecnológicas como o que o Threads passa agora a oferecer para uma presença contínua de modo a aumentar as chances de crescimento.
As redes sociais também se reinventam
Não é apenas no setor tecnológico com lançamentos de funcionalidades impressionantes como a realidade virtual, ou realidade aumentada que precisa de se reinventar a um ritmo acelerado.
Também as redes sociais precisam de o fazer, como mostra a nova plataforma Threads, a possibilidade de criar o seu Avatar, ou de conseguir um engajamento independentemente da sua localização através de uma live.
Ao permitir que os usuários saibam quem está online, a dinâmica digital pode ser otimizada para promover um maior envolvimento e uma sensação de comunidade.
O que podemos concluir
A presença online em tempo real é um recurso poderoso que tem crescido e que diversas marcas e setores podem usar para aumentar as suas interações com os consumidores. Com o Threads oferecendo essa funcionalidade, abre-se uma nova possibilidade para empresas que desejam engajar o público de forma mais direta e eficaz nas redes sociais, algo que já acontecia em outros setores, como nas plataformas de streaming de jogos, ou nos cassinos online.
O que o presente nos mostra é que seja por meio de redes sociais, chats ao vivo, ou plataformas de streaming, a interação em tempo real está se tornando um padrão que beneficia tanto as marcas quanto os usuários e quem não a aproveitar vai acabando por ficar para trás.