18 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
04/05/2024

Três Poderes estão em confusão 40 anos após Diretas Já, diz à CNN Pedro Simon, coordenador do movimento

Foto: Reprodução

Para ex-senador e ex-governador do RS, Forças Armadas precisam ficar “no papel delas”, mas não se pode “tirar tudo” dos militares na política

Coordenador nacional das Diretas Já em 1984, Pedro Simon (MDB) vê um “ponto de interrogação” na política em Brasília.Para ele, os deputados federais “parecem ministros”, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “não sabe para onde” vai e o Supremo Tribunal Federal (STF) tem a “maior de todas” as “interrogações” entre os Três Poderes.

 

Em entrevista à CNN, Simon – que também foi senador por pouco mais de 30 anos, governador do Rio Grande do Sul e ministro da Agricultura de José Sarney (MDB) – vê o legado das Diretas Já comprometidos pela “confusão” que vê nos Três Poderes.Com amplas manifestações de rua e comícios, o movimento das Diretas Já – que completou 40 anos agora, em 2024 – pressionou contra a ditadura militar pela retomada das eleições diretas para a Presidência da República.

 

Para o gaúcho, hoje com 94 anos de idade, se faz necessário um “grande entendimento” nacional: o Supremo tem que ir “mais devagar”, Câmara e Senado precisam “maneirar sua maneira de ser” e o presidente Lula, fazer um “governo de credibilidade e união nacional”.Pedro Simon: Isso é um dedo na ferida. Estamos com um ponto de interrogação.

 

Veja também 

 

MDB pede investigação por abuso de poder em ato de Lula com Boulos

 

Lula sanciona Marco Legal dos Games, com incentivos via Lei Rouanet

O que a gente quer e para onde a gente vai? É uma dura tremenda o que está acontecendo. O Supremo dizia que condenado em segunda instância seria preso, e aí aconteceu algo espetacular, um fato fantástico no Brasil: de repente, foi para cadeia todo mundo que era ladrão e político. Todo mundo foi: o Lula, presidente da Câmara, governador do Rio de Janeiro… Uma montanha de gente. E aí, o que aconteceu? De repente, o Supremo Tribunal mudou: voltou a ser como era, e só ia para a cadeia condenado em última instância. Primeiro era em última, depois foi em segunda, e agora voltou a ser em última.

 

Pedro Simon: O legado das Diretas Já, na Constituição, era que iria para a cadeia condenados em última instância. Aí, o Supremo mudou: vai condenado em segunda instância. E, depois, mudou tudo de novo. É uma coisa dramática. Ninguém está querendo fazer a coisa como deveria ser feita. Os Três Poderes hoje estão em uma confusão, mas a interrogação no Supremo Tribunal é a maior de todas. No Tribunal (Superior) Eleitoral, há também uma sobre até onde ele vai. A gente não sabe como isso vai terminar.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O Supremo está avançando com inquéritos: ele traz a denúncia, julga e condena. É uma coisa que não tem como se explicar. A pior ditadura é a do Judiciário, pois não se tem onde recorrer. Estamos em uma tremenda e dramática confusão. Parlamentares pediram uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os trabalhos do Supremo, e isso nos deixa às vésperas de uma interrogação tremenda sobre o nosso futuro. Como vão ser os trabalhos dessa CPI? 

 

Fonte: CNN

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.