29 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
12/03/2020

Trump não será testado para coronavírus e nega preocupação com secretário infectado na comitiva de Bolsonaro

Foto: Reprodução

Presidente dos EUA, Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira não estar preocupado com o fato de ter tido contato, durante jantar no sábado na Flórida, com o secretário especial de Comunicação da Presidência do Brasil, Fábio Wajngarten, que teve exame positivo para o novo coronavírus após voltar ao Brasil.

 

A Casa Branca informou que não há motivo para que Trump se submeta a um teste referente ao vírus, uma vez que ele teve contato limitado com o ministro brasileiro. Após a confirmação que o secretário está com a doença, o presidente Jair Bolsonaro está sendo monitorado e passou por exame para detectar o vírus.

 

— Vamos colocar desta maneira: não estou preocupado —, disse Trump a repórteres enquanto se encontrava com o primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar no Salão Oval.

 

Veja também

 

Trump suspende viagens da Europa aos EUA para conter novo coronavírus

 

Facebook e Twitter põem advertência em vídeo alterado retuitado por Trump

Segundo a porta-voz do presidente, Stephanie Grisham, a Casa Branca está ciente dos relatos de que um membro da delegação brasileira da visita a Mar-a-Lago no último fim-de-semana testou positivo para o coronavírus, mas que “teste confirmatório está pendente”. No entanto, o governo brasileiro divulgou que a contraprova também deu positivo.

 

— Exposições a partir desse caso estão sendo avaliadas, o que ditará os próximos passos. Tanto o presidente quanto o vice-presidente quase não tiveram interações com o indivíduo que testou positivo e não precisam ser testados neste momento.

 

A porta-voz disse ainda que a Unidade Médica da Casa Branca e o Serviço Secreto americano têm trabalhado com várias agências para garantir que todas as precauções seja tomadas para garantir a saúde da “primeira e da segunda Famílias” e a equipe da Casa Branca.

 

— Para reiterar as diretrizes do CDC (órgão de saúde do governo americano), não há indicação para testar pacientes sem sintomas, e apenas pessoas com exposição próxima prolongada a casos confirmados positivos devem fazer auto-quarentena.

 

Grisham disse ainda que a Casa Branca está monitorando a situação de perto.

 

Após os testes, o governo brasileiro comunicou às autoridades dos EUA que Wajngarten contraiu o novo coronavírus. A informação foi divulgada em nota da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República. Segundo o comunicado, o evento foi informado para que o governo americano também adote "as medidas cautelares necessárias". Ainda segundo a Secom, Wajgarten "está cumprindo todas as recomendações médicas, em quarentena domiciliar, e só retornará ao seu trabalho quando não houver risco de transmissão da doença".

 

Pela manhã, antes da confirmação do caso de Wajngarten, Trump disse aos jornalistas na Casa Branca que não estava preocupado com o contato com secretário de comunicação brasileiro.

 

– Ouvi falar disso. Nós jantamos na Flórida, em Mar-a-Lago, com a delegação inteira, eu não sei se o assessor de imprensa estava lá. Se ele estava lá, ele estava lá. Mas não fizemos nada de muito fora do comum. Nós nos sentados um do lado do outro por um período de tempo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

O presidente complementou:

 

– Vamos ver o que acontece. Eu acho que eles estão sendo testados agora. 

 

Extra

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.