13 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
16/05/2024

TSE suspende julgamento que pode cassar mandato de Sergio Moro; entenda

Foto: Reprodução

Julgamento foi suspenso após a leitura do relatório do ministro Floriano de Azevedo Marques e será retomado na próxima semana.

Após a leitura do relatório produzido pelo ministro Floriano de Azevedo Marques na sessão desta quinta-feira (16), Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu o julgamento que pode resultar na cassação do mandato de Sergio Moro (União-PR).

 

"A suspensão ocorreu porque o Supremo Tribunal Federal (STF) tem uma sessão às 14h. É só uma questão de horário mesmo, pos só a leitura do relatório demorou cerca de 3 horas", afirmou a advogada Carla Maria Nicolini, especialista em Direito Eleitoral, que ressaltou que o relatório foi técnico e não deu indícios de como deve votar o relator.

 

No início de abril, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) rejeitou o pedido de cassação do senador, que é acusado de abuso de poder econômico, arrecadação ilícita e uso indevido dos meios de comunicação nas eleições de 2022.PL e PT recorreram da decisão no TSE, instância distante da influência do ex-juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela Lava Jato.

 

Veja também 

 

Voto de Boulos para salvar Janones vira munição eleitoral para Nunes

 

'Ela só sabe fazer política ambiental para o exterior e esquece do Brasil', afirma Omar Aziz sobre Marina Silva

 

A expectativa é que na corte, Moro poderia ser cassado. No entanto, no último mês o senador, que deixou a magistratura para ser ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PL) antes de se lançar à potlítica partidária, fez uma série de manobras e articulações que torna incerto o resultado do julgamento.

 

Em meio ao lobby, Moro conquistou um importante aliado: o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que articulou a defesa do senador junto a ministros do TSE.Pacheco chegou a se reunir com o presidente da corte, Alexandre de Moraes - que em junho entrega o cargo a Carmém Lucia.

 

Na defesa de Moro, o presidente do Senado pediu a preservar dos quase 2 milhões de votos que fizeram com que o ex-juiz fosse eleito pelo Paraná - após a Justiça barrar a tentativa de se candidatar por São Paulo.Pacheco ainda tem na manga a tentativa de reconstruir ponte do Senado com a cúpula do judiciário após bolsonaristas articularem uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita decisões monocráticas, aprovada na casa no fim do ano passado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Nesse contexto, a cassação de Moro - e também de Seif Jr (PL-SC), que pode perder o mandato por ter tido ajuda de Luciano Hang, o véio da Havan - pode voltar a criar cizânia entre os dois poderes. 

 

Fonte: Revista Forum 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.