05 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
29/10/2020

Um funcionário com Covid-19 causou 1400 novos casos em fábrica na Alemanha

Foto: Reprodução

Estudo sobre o caso revela que as condições de circulação do ar e distanciamento fizeram que o homem acabasse contaminando seus colegas — mesmo quem estava a até 8 metros dele

Um surto de Covid-19 ocorrido em uma fábrica de processamento de carne na Alemanha no primeiro semestre de 2020 evidencia a importância de manter um fluxo de ar limpo para restringir a transmissão do Sars-CoV-2 em locais de trabalho fechados. Segundo um estudo publicado nesta terça-feira (27) no EMBO Molecular Medicine sobre o caso, um único trabalhador da linha produção foi responsável por contaminar 60% das pessoas que estavam a até oito metros dele.


A pesquisa foi conduzida por cientistas de diversos institutos alemães e considerou os mais de 1400 casos de infecção pelo novo coronavírus que ocorreram na empresa entre maio e junho. A investigação considerou quando os trabalhadores foram infectados pelo novo coronavírus, assim como a relação espacial entre eles, as condições de clima e ventilação da fábrica e a situação de moradia e transporte de cada um. Também foi feita uma análise genética das cepas de Sars-CoV-2 nos funcionários contaminados.

 

Veja também


Brasil soma 158,4 mil mortes por covid e 5,46 milhões de casos


Mundo registra mais de meio milhão de casos da Covid-19 em apenas um dia e bate novo recorde, segundo agência


Os pesquisadores concluíram que, dentre as medidas de seguranças necessárias para prevenção contra Covid-19, as condições de clima e ventilação dos locais de trabalho são notavelmente importantes. Como explicam em nota, em espaços confinados onde o ar não é filtrado, mas apenas recirculado, o risco de disseminação do novo coronavírus é maior — e, nesse caso específico, foi mais influente do que morar com outras pessoas ou pegar transporte público.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram. 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

A conclusão vale para todos os ambientes de trabalho, mas é especialmente significativa para as indústrias de processamento de carne e peixe — que foram apontadas no início da pandemia como pontos críticos para a disseminação do Sars-CoV-2 em todo o mundo. Por isso, os estudiosos destacam a importância de considerar o distanciamento entre trabalhadores que têm tarefas físicas mais árduas e, portanto, liberam mais gotículas contamidas por boca e nariz. 


Revista Galileu

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.