30 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
27/03/2020

Vídeo mostra danos da Covid-19 em pulmão de paciente infectado nos EUA. VEJA

Foto: Reprodução

Especialistas divulgaram o vídeo com o intuito de alertar a população para os riscos do novo coronavírus e ajudar outros profissionais de saúde a compreenderem a doença

 Uma equipe de médicos do Hospital da Universidade George Washington, nos Estados Unidos, compartilhou um vídeo que mostra os danos da Covid-19 nos pulmões de um paciente. O intuito da equipe é alertar a população sobre os riscos do novo coronavírus e ajudar outros profissionais de saúde a compreenderem a doença.

 

As imagens em 3D foram feitas com base em um paciente de 59 anos que tinha um quadro de pressão alta antes de ser infectado pelo vírus. Desde que foi diagnosticado, a situação se agravou e agora o norte-americano respira com ajuda de aparelhos e está ligado a uma máquina que ajuda na oxigenação de seu sangue.

 

"Este não é um paciente diabético, imunossuprimido, com 70, 80 anos de idade", disse Keith Mortman, chefe de cirurgia torácica no hospital, em entrevista à CNN. "Além da pressão alta, ele não tem outros problemas médicos significativos. Esse é um cara que cuida da própria vida."

 

Veja também

 

Brasil tem 77 mortes e 2.915 casos confirmados de covid-19. ACOMPANHE AO VIVO

 

Bolsonaro diz que trocou informações com presidente da China sobre novo coronavírus

Essa não é a primeira vez que médicos disponibilizam material para conscientizar a população sobre os riscos do novo coronavírus e a importância do distanciamento social para conter a pandemia de Covid-19. No início de março, imagens de raios-X e ressonâncias magnéticas foram compartilhadas por médicos chineses com o intuito de alertar a população e, claro, ajudar outros profissionais da saúde. 

 

Especialistas divulgaram o vídeo com o intuito de alertar a população para os riscos do novo coronavírus e ajudar outros profissionais de saúde a compreenderem a doença (Foto: Hospital da Universidade George Washington)

 

Além disso, também em março, uma equipe do Hospital de Hong Kong, na China, afirmou que a doença pode causar problemas permanentes nos pulmões. De acordo com os médicos, alguns pacientes podem ter uma queda de 20% a 30% na função pulmonar mesmo após a recuperação.

 

Isso acontece porque o coronavírus é um microrganismo principalmente de natureza respiratória. "Ele entra nas membranas mucosas e depois no pulmão. A maneira como o corpo tenta controlar isso resulta em inflamação", explicou Mortman. No vídeo compartilhado pelo Hospital da Universidade George Washington, essas áreas inflamadas podem ser identificadas em amarelo.

 

Especialistas divulgaram o vídeo com o intuito de alertar a população para os riscos do novo coronavírus e ajudar outros profissionais de saúde a compreenderem a doença (Foto: Hospital da Universidade George Washington)

 

Mortman conta que, quando os pulmões encontram uma infecção viral, o órgão começa a "selar" o vírus para isolá-lo. Entretanto, como é possível ver na animação, os danos não ficam localizados apenas em uma região, o que indica que o novo coronavírus se espalha rapida e agressivamente. "Então você tem esse processo inflamatório bastante forte nos pulmões na tentativa do corpo de controlar a infecção", comentou o especialista.

 

As imagens em 3D foram feitas com base em um paciente de 59 anos (Foto: Hospital da Universidade George Washington)

 

O grande problema da inflamação pulmonar é que ela impede a oxigenação do sangue, o que resulta em uma sobrecarga de dióxido de carbono no organismo. É justamente isso que torna o paciente ofegante e o faz tossir.

 

Ainda de acordo com Mortman, pacientes que apresentam insuficiência respiratória progressiva, como é o caso do paciente em que o vídeo foi baseado, têm danos rápidos e generalizados nos pulmões. "Infelizmente, uma vez danificados nesse grau, os pulmões podem demorar muito para cicatrizar", afirmou o médico. "Quero que as pessoas vejam [esse vídeo] e entendam o que essa doença pode fazer. As pessoas precisam levar [a Covid-19] a sério."

 

O coronavírus é um microrganismo principalmente de natureza respiratória (Foto: Hospital da Universidade George Washington)

 Reprodução 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

 

Galileu

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.