08 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
08/05/2020

Você precisa conhecer essas gírias nordestinas!

Foto: Divulgação

E se existe uma cultura muito rica em vocabulário diferente, é a cultura nordestina.

O Brasil é um país muito grande, continental, como muitos dizem. E, portanto, as diferenças de vocabulário são muito grandes dependendo da cidade, estado e região que você se encontre.

 

Muitas coisas podem ser muito comuns para alguém do Rio de Janeiro, mas na Paraíba podem não fazer sentido algum, e vice-versa. E se existe uma cultura muito rica em vocabulário diferente, é a cultura nordestina.

 

Oh povo criativo a gente é pra criar expressões e vocabulários novos. Então sente aí, não se “avexe” e confira algumas das mais populares gírias nordestinas!

 

Veja também 

 

Gato de rua pede pra mulher segui-lo, leva-a até a seção de ração e acaba sendo adotado. VEJA FOTOS E VÍDEO

 

Vespa gigante asiática que tem picada mortal é encontrada pela primeira vez nos EUA. VEJA

 

8 Gírias Nordestinas Para Você Conhecer

 

“Dar o Migué”


Em vários lugares do Nordeste você pode ouvir a gíria “Dar o migué”. Se você nunca ouviu isso na sua vida, provavelmente não está fazendo o menor sentido para você.

 

Mas, calma, que é bem simples. Quando alguém deu o migué, significa nada mais, nada menos que ela enganou alguém, enrolou alguém até convencê-la de algo.

 

Exemplo: “Aquele carro que eu comprei é horrível. Aquele vendedor deu foi um migué em mim.”

 

“Aí Dento”


Essa é outra bastante conhecida na região Nordeste inteira. Foi bastante reconhecida pelo resto do Brasil no ano de 2018 durante as eleições quando o candidato Ciro Gomes estava dando uma entrevista e alguém gritou o nome de outro candidato rival. Neste momento, Ciro gritou “Aí dento”. Mas o que isso significaria? Simples também, é o mesmo que mandar alguém se ferrar, se danar e sinônimos.

 

Exemplo: “Ei, tu colou naquela prova de ontem, num foi?” “Eu não! Aí dento!”



Independente de sua posição política, assista o vídeo para ver a forma com a qual a expressão é dita. O que importa aqui é a gíria utilizada e não o conteúdo do vídeo!

 

 
“Iapois?”


“Iapois” é uma palavra bastante estranha à primeira vista, eu sei. Mas o significado dela é bastante simples. É uma pergunta feita para afirmar algo que foi escutado. Então, não é bem uma pergunta, mas é dita com a tonalidade de uma pergunta.

 

Exemplo: “Ela tava na festa contigo ontem, rapaz!” “Iapois?”

 

“Morgar”


Mais uma das gírias nordestinas mais conhecidas por toda a região. O verbo “morgar” quer dizer que algo ficou desanimado, parado, morto. É bastante usada também quando algum amigo chega e, para brincar com ele, diz-se que sua chegada “morgou” o lugar.

 

Exemplo: “A festa tava muito boa, mas quando ela chegou morgou pra mim.”

 

“Apombaiado”


“Apombaiado” é uma das diversas gírias nordestinas usadas como xingamento. Contudo, ela é mais comum no estado da Paraíba. Seu significado seria alguém desligado, distraído, lento das ideias.

 

Exemplo: “Deixe de ser apombaiado que eu já te expliquei isso um monte de vezes!”

 

“Avexar”


Pois é, mais um verbo muito usado, principalmente na paraíba. Este verbo também é usado na forma de adjetivo como “avexado ou avexada”. Seu significado também é bastante simples. Esta é uma gíria utilizada para se referir à pressa. Se alguém está apressado, está avexado para o nordestino. Tem até um forrozinho bom demais que põe na letra a famosa frase “se avexe não…”.

 

Exemplo: “Se avexe, menino, que eu tenho hora!”

  


“Mangar”


Agora vamos trazer um combo com três gírias nordestinas que são muito difundidas e utilizadas no estado do Rio Grande do Norte. Vamos começar com o verbo “mangar”. Ao ouvi-lo, eu tenho certeza que você tentou conectá-lo à fruta manga. Mas não tem nada a ver com ela não. “Mangar” é o mesmo que zombar, zoar, tirar sarro.

 

Exemplo: “Mãe, lá na rua os meninos tão tudo mangando de mim porque eu sou baixinho.”

 

“Arengar”


Eita que a quantidade de verbo nessas gírias nordestinas só aumenta! Vamos agora para o “arengar”. O que seria isso? Pois é, pode até parecer difícil, mas não é! Quando alguém está brigando, discutindo, reclamando um com outro, diz-se que estão “arengando”. É muito usada para referir-se a brigas de crianças.

 

Exemplo: “Deixe de arengar com o seu irmão! Ele é muito mais novo que você!”

 

“Buliçoso”


No Rio Grande do Norte existe muita criança “buliçosa”. Mas, eu imagino que, caso você não seja das proximidades, não consiga ter ideia do que isso significa. Bom, uma criança “buliçosa” é uma criança que não importa onde vá, fica querendo mexer em tudo que vê pela frente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatsApp. 

 

Exemplo: “Esse seu filho é muito buliçoso, não para de mexer nos quadros da sala!”

 

Tricurioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.