25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
21/09/2017

Amazonas Filarmônica realiza concerto sobre Romantismo da 'Série Guaraná XIV' nesta quinta-feira no Teatro Amazonas

Foto: Bruno Zanardo / Secom

Espetáculo “Beethoven – Lebrun – Schubert” traz solo para oboé do instrumentista búlgaro Simeon Spasov, da Amazonas Filarmônica.

Nesta quinta-feira (21), a partir das 20h, a Amazonas Filarmônica abre mais um concerto da Série Guaraná XIV com a Abertura de Egmont.

 

O espetáculo, que acontecerá no Teatro Amazonas, é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Os ingressos estão à venda na bilheteria da casa.

 

Veja também

Exposição ‘Movimento Sem Terra’ reúne fotos de Sebastião Salgado em um shopping de Manaus. Confira!

 

Sob a regência de Otávio Simões, o concerto ainda traz peças do alemão Ludwig August Lebrun e do austríaco Franz Schubert, e terá como solista o oboísta búlgaro Simeon Spasov, integrante da Amazonas Filarmônica. Spasov, além de oboé solista da Filarmônica, também é monitor do naipe de oboés da Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica desde 2012, e professor do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro desde o ano passado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 


Obras

 

 

O espetáculo inicia com a Abertura da obra Egmont, de Beethoven, composta em 1810. A abertura tem um caráter triunfante, transmitindo força e nobreza. Seus compassos iniciais indicam tristeza e profunda opressão, mas à medida em que a peça se desenvolve, torna-se mais festiva e triunfante, simbolizando a liberdade e a alegria.


A segunda peça é o Concerto para Oboé no. 1 em Ré Menor, de Ludwig August Lebrun. A peça, em três movimentos – Allegro, grazioso e allegro – foi publicada em 1804, apenas após a sua morte, em 1790.

 

Lebrun nasceu na cidade de Mannheim, na Alemanha, em 1752, e era oboísta. Ao todo, escreveu seis concertos para oboé e orquestra. Além de concertos para oboé, também compôs os balés Armida e Adèle de Ponthieu, junto a concertos para clarinete e orquestra, e duetos para violino e viola.

 

Fotos: Reprodução


Para encerrar, a Filarmônica interpreta a Sinfonia No. 6 em Dó Maior, de Franz Schubert. A peça foi composta em 1816, e estreou em Viena, em 1828. Em comparação com a Sinfonia no. 8 em Dó Maior, chamada de Grande, a Sinfonia no. 6 é chamada de Pequena Sinfonia.

 

A sinfonia é dividida em quatro movimentos – adagio, andante, scherzo e allegro moderato –, e leva traços da música de Beethoven no terceiro movimento, além de um rondó no quarto movimento.


Transmissão ao vivo

 

O concerto também será transmitido ao vivo pela Internet a partir do YouTube, no canal Cultura Amazonas. O canal pode ser acessado pelo endereço: www.youtube.com/culturaamazonas.


Regência

 

Foto: Divulgação

 

Otávio Simões é regente assistente da Amazonas Filarmônica desde 2013. Natural de São Paulo, onde estudou Regência na USP, Simões foi regente assistente do Theatro Municipal de São Paulo entre os anos de 2006 e 2012.


É autor de mais de 250 arranjos e transcrições, incluindo o Hino Municipal de Manaus, de Nicolino Milano. Frente à Amazonas Filarmônica e à Orquestra Experimental da Amazonas Filarmônica, regeu obras como Pedro e o Lobo, de Sergei Prokofiev; Guia Orquestral Para Jovens, de Benjamin Britten; Tannhäuser, de Richard Wagner; e O Rei Davi, de Arthur Honegger.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.