Vários internautas fizeram campanha para negativar a propaganda da marca no YouTube
Em um país em que 54,9% da população se declara preta ou parda — segundo o IBGE —, a rede de perfumes e cosméticos O Boticário decidiu veicular uma campanha publicitária de dia dos pais protagonizada por uma família negra. Mas o que era para ser uma iniciativa de afirmação e representatividade acabou desencadeando uma onda de ódio e preconceito.
Vários internautas fizeram campanha para negativar a propaganda da marca no YouTube. A peça já conta com 6,6 milhões de visualizações, 70 mil avaliações positivas e 16 mil negativas.
Além disso, também foram postados vários comentários cobrando "representatividade" no vídeo. A maior parte deles foi apagada pela empresa ou acabou se perdendo em meio a outros comentários positivos, mas foram resgatados por usuários do Twitter. Entre as críticas, houve quem questionasse se o "Boticário só fabrica perfume para afros".
Usuários fizeram campanha para negativar a propaganda
Por falar em Twitter, a campanha movimentou a rede social. Diversos usuários criticaram a postura de quem cobrava "representatividade" no vídeo. "E ainda tem gente achando que não precisamos falar sobre racismo", disparou um internauta.
A boticário decidiu fazer uma campanha de dia dos pais com uma família negra, o vídeo recebeu cerca de 11 mil dislikes (até agora), e comentários reclamando da falta de "diversidade"
— Alexandre (@Iexandre) 29 de julho de 2018
E ainda há quem diga que racismo não existe e é coisa da nossa cabeça pic.twitter.com/PrZEf6VAVk
O povo que tá reclamando da Boticário por ela ter colocado uma família negra na propaganda me lembra esse meme aqui. pic.twitter.com/7DaafC2xmy
— Bernardo A. (@Beraffro) 29 de julho de 2018
os brancos reclamando do comercial do boticário pic.twitter.com/2CmM3BSlWO
— 'palavras dizem sim mas os fatos dizem não' (@ibelli) 30 de julho de 2018
tu liga a televisão
— iza (@izxcoelho) 30 de julho de 2018
passa um comercial de café: família branca "tradicional"
passa um comercial de sabonete:
família branca "tradicional"
aí a boticário decide fazer um comercial com uma família INTEIRAMENTE NEGRA:
"gEnoCídiO BrAnCo" "pArEm dE fOrçAR dIVerSiDaDe"
A peça já conta com 16 mil 'dislikes' (Fotos: Reprodução / Twitter)
Veja também
No centenário de Mandela, luta contra racismo continua atual
Em um comentário no próprio vídeo, a empresa se pronunciou: "Já faz bastante tempo que trazemos representatividade e diversidade para as nossas campanhas. E temos muito orgulho disso. Mas as reações que o nosso filme gerou só mostram pra nós que temos muito trabalho a fazer. A gente acredita no respeito a todas as pessoas e deseja que, em breve, isso não seja mais motivo de desconforto pra ninguém".
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.
Correio Braziliense