03 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
29/11/2019

‘A gente quer o bem da Amazônia, a gente quer o bem do Brasil’, diz brigadista ao deixar a penitenciária de Santarém

Foto: Reprodução

Daniel Govino disse que o grupo agora vai se organizar para se defender e continuar o seu trabalho na Brigada de Alter do Chão.

De mãos dadas e gritando “Amazônia Viva” e “Brigada de Alter solta”, os quatro brigadistas presos na operação Fogo do Sairé, dia 26, deixaram a penitenciária de Santarém, oeste do Pará, no final da tarde desta quinta-feira (26) determinados a continuar o trabalho em defesa da Amazônia, como declarou com exclusividade ao G1 e à TV Tapajós, Daniel Govino, líder da Brigada de Alter do Chão. 

 

"A gente tá muito feliz de explicar agora tudo o que a gente já poderia ter explicado em liberdade. A gente tá com tudo certo, tudo dentro da lei, a gente trabalha junto com as instituições públicas.

 

A gente quer o bem da Amazônia, a gente quer o bem do Brasil, a gente não tem polaridade, na Brigada de Alter é todo mundo junto, ninguém tem posicionamento ideológico e político dentro da brigada, a gente trabalha do jeito que a sociedade sabe que a gente trabalha, e a gente vai continuar o nosso trabalho", disse Daniel Govino.

 

Veja também

 

Sem apoio, mãe enfrenta dificuldade para criar sozinha três crianças autistas com R$ 212 do Bolsa Família

 

Quase 3 meses após nascimento, quíntuplos recebem alta de hospital: 'Felicidade sem tamanho', diz pai

Segundo Daniel Govino, mesmo nos dias em que ele, João Victor Pereira Romano, Gustavo de Almeida Fernandes e Marcelo Aron Cwerver estiveram presos, tinha gente tocando os trabalhos da brigada. “A Francisca estava trabalhando lá, de prontidão, como a gente sempre esteve e sempre vai estar”, disse.

 

Brigadistas deixam a prisão em Santarém, Pará — Foto: Sílvia Vieira/G1

Foto: Reprodução

 

Os quatro brigadistas foram presos preventivamente na manhã de terça-feira (26) pela Polícia Civil de Santarém como suspeitos de crime contra a flora (incêndio na APA Alter do Chão) e associação criminosa.

 

Ainda na terça, após prestarem depoimentos à Polícia Civil, os brigadistas foram levados para a central de triagem masculina do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura, onde tiveram as cabeças rapadas e receberam o uniforme de presos custodiados da Superintendência do Sistema Penal (Susipe).

 

Na manhã do dia 27, Daniel, Gustavo, João Victor e Marcelo passaram por audiência de custódia no Fórum da Comarca de Santarém, onde as prisões preventivas foram mantidas e o juiz Alexandre Rizzi se comprometeu a reavaliar o caso no prazo de 10 dias. na audiência, os quatro brigadistas foram ouvidos e se declararam inocentes.

 

Os advogados que atuam na defesa dos brigadistas ingressaram com pedidos de habeas corpus na manhã desta quinta-feira (28), junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará. O advogado José Ronaldo Dias Campos voltou a conversar com o juiz Alexandre Rizzi na manhã desta quinta, e o magistrado acabou por rever o caso e decidiu no final da tarde pela liberdade provisória dos brigadistas, e fixou medidas cautelares enquanto.

 

As investigações terão prosseguimento sob o comando do delegado Waldir Freire Cardoso, atual Diretor da Delegacia Especializada em Meio Ambiente, que foi designado pelo Governo do Pará, em substituição ao delegado Fábio Amaral, da Delegacia de Conflitos Agrários de Santarém.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

"A sensação agora é de alívio. A gente vai se concentrar no processo, vai se concentrar essa noite em ficar livre”, disse Daniel Govino.
Para a saída dos brigadistas da penitenciária de Santarém, os advogados levaram os alvarás de soltura até à casa penal. Do lado de fora, familiares e amigos esperavam para recepcioná-los.

 

Sob aplausos e abraços fraternos eles foram recebidos e levados de carro até o escritório do advogado José Ronaldo Dias Campos, para receberem as orientações sobre as medidas cautelares.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.