06 de Maio de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
16/01/2021

Cerca de 1,1 milhão de pessoas devem ser vacinadas contra Covid-19 no Amazonas na 1ª etapa da campanha

Foto: Reprodução

Funcionário inspeciona ampolas com a CoronaVac, vacina contra a Covid-19 da farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, na sede do Instituto Butantan em São Paulo, no Brasil, em 12 de janeiro de

Um total de 1.154.504 pessoas de grupos prioritários devem ser vacinadas contra a Covid-19 na primeira etapa da campanha de imunização no Amazonas, informou o governo estadual. Ainda não há data confirmada para o início da vacinação.

 

O Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19 foi apresentado na noite desta sexta (15), em reunião com órgãos estaduais, municipais e federais. Na segunda (18), segundo o governo, o Ministério da Saúde deve definir a quantidade da vacina para cada estado e quem fará parte dos grupos prioritários.

 

Até esta sexta, mais de 226 mil pessoas foram infectadas no estado, e mais de 6 mil morreram com Covid. Manaus registrou 213 sepultamentos apenas nesta sexta e bateu o recorde diário desde o começo da pandemia.

 

 Veja também

 

COVID-19: Manaus registra 213 enterros em 24 horas e bate novo recorde

 

Polícia apoia e autorizada abastecimento de carro de dois homens que estavam doando sopa aos familiares de pacientes de covid-19 nos hospitais da Zona Leste de Manaus. VEJA VÍDEOS

 

Em 2020, a população do Amazonas atingiu 4.207.714 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O governo informou que, na primeira fase na vacinação, 1.154.504 pessoas de grupos prioritários devem ser imunizadas. A meta é vacinar 95% (1.096.778).

 

A vacinação está prevista para ocorrer em quatro fases, conforme os grupos prioritários que ainda devem ser apresentados na segunda-feira (18). Conforme a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), serão necessárias 2,4 milhões de doses para esse público, considerando duas doses e um percentual de perdas no processo.

 

Transporte para o interior


Para a logística de distribuição das doses no interior do Amazonas, o governo informou que serão utilizados os modais aéreo, fluvial e terrestre. Dadas as características geográficas, 20 municípios serão abastecidos apenas por aeronaves.

 

Depois que o imunizante chegar ao estado, a programação é que em três dias alcance todos os municípios com deslocamento aéreo e terrestre, e em cinco dias aos locais com deslocamento apenas fluvial - neste caso, menos de 5% do total das localidades.

 

A Polícia Federal fará a escolta da vacina entre o aeroporto e o local onde será distribuída para todos os municípios. As Polícias Civil e Militar farão a segurança do imunizante, bem como dos locais de vacinação.

 

Salas de vacina


Nos 62 municípios amazonenses, serão 794 salas de vacinação, das quais 495 já estão ativas na rotina de serviços de saúde.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

O estoque atual de seringas com agulhas é de 1.097.990 – 443 mil do Estado e 654.990 dos municípios. Além disso, conforme o governo, já foram licitados outros 1,5 milhão de kits com entrega programada para os meses de janeiro, fevereiro e março. As primeiras 409 mil unidades devem chegar no próximo dia 26.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.