26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
19/03/2020

Feira na quarentena: quais legumes comprar, como armazenar e ideias de preparo

Foto: Reprodução

Veja o que dura mais e aprenda receitas para preparar nos dias de isolamento

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus como pandemia mundial e a situação vem se agravando no Brasil. Diante disso, a recomendação é adotar a quarentena e só sair de casa quando for realmente necessário.

 

Nesse momento de isolamento social, é interessante otimizar as compras e elaborar um cardápio mais nutritivo.

 

Como o intuito é evitar sair de casa, as compras no mercado devem ser pensadas para durar mais, inclusive legumes e verduras . Afinal, a alimentação saudável deve ser priorizada para aumentar a imunidade. Mas, vale lembrar que a ideia não é estocar alimentos, mas, sim, evitar compras com tanta frequência.

 

Veja também

 

Coronavírus: Governo vai pedir reconhecimento de estado de calamidade pública

 

Coronavírus: por que ainda não há quarentena no Brasil; entenda o que é e como pode ocorrer

 

Para te ajudar nessa missão, conversamos com Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, sobre quais são os melhores legumes para se comprar em uma feira pré-quarentena.

 

O que comprar?

 

Como os legumes costumam durar mais do que as verduras (folhas), é interessante priorizá-los na sua lista de compras. Segundo Renata, os campeões em durabilidade são os tubérculos, como batata, mandioca, mandioquinha e batata doce.

 

“Legumes como vagem, cenoura, abóbora, rabanete, pepino são boas opções para serem preparadas vários dias após a compra. O repolho, mesmo sendo uma verdura, tem uma folhagem também bastante resistente”, sugere.

 

No entanto, brócolis, couve-flor, abobrinha e berinjela são alguns exemplos de legumes que não duram mais que uma semana, mesmo se armazenados em geladeira. Por isso, evite comprar em quantidade.

 

Como armazenar

 

“O ideal é guardarmos esses vegetais na geladeira e se possível sem cortar ou descascar, caso o objetivo não seja consumir nos dias seguintes à manipulação”, ensina a nutricionista. Ela explica que sempre que cortamos ou descascamos os alimentos nós os deixamos mais expostos a processos de oxidação e, consequentemente, estragam mais rápido.

 

Renata ainda sugere congelar os alimentos que estragam mais rápidos. “Para isso, o ideal é fazer o processo de branqueamento, que consiste em ferver os vegetais por alguns minutos e em seguida fazer um choque térmico com água gelada e congelar logo após esse processo. Com esse método, podemos manter os vegetais congelados por até 30 dias”, fala.

 

Receitas para a quarentena

 

Para garantir um cardápio variado, a dica é combinar diferentes alimentos e usar a criatividade na hora de temperar. Confira algumas sugestões de receitas com base nas orientações da nutricionista:

 

Salada de lentilhas e cenoura assada
Repolho roxo com iogurte
Legumes assados
Purê de abóbora cabotiã
Sopa purê de mandioquinha
Batatas assadas com creme de queijo

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Foto: Reprodução

 

IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.