26 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
20/11/2019

Pele negra: Saiba como evitar manchas, foliculite e oleosidade

Dermatologista ensina a cuidar da pele negra (Foto: Freepik)

A pele negra possui maior quantidade de melanina e colágeno, em relação às peles com fototipos inferiores, o que ajuda a mantê-la mais firme, envelhecer mais lentamente e ser mais resistente ao sol.

 

No entanto, ela necessita de tantos cuidados quanto às peles claras, pois em contrapartida, é mais suscetível a manchas, foliculite, queloide e até oleosidade.

 

Abaixo, a dermatologista Fernanda Nichelle, especialista em estética médica, dá quatro importantes dicas de como cuidar melhor da pele negra.

 

Veja também 

 

 

Ajuda para a mulher ter condições de conciliar carreira e maternidade

 

Tomei a pílula do dia seguinte, mas engravidei. E agora?

 

 

Lavagem do rosto


Sabonetes específicos para este tipo de pele também devem ser usados e se a pele estiver muito oleosa, até os tônicos faciais devem ser aplicados. Se acne surgir, além dos cuidados com cremes e medicamentos, costuma-se orientar o paciente a diminuir a ingestão de açúcar e gorduras, para a resolução mais rápida do quadro.

 

Protetor Solar


Alguns estudos apontam que a pele negra tem um fator “natural” de proteção solar em torno de 13, mas isso não quer dizer que não seja necessária a aplicação do Filtro Solar. Tanto a aplicação, quanto a reaplicação deste filtro a cada 2 horas se faz necessária. Inclusive em dias nublados. Uma das grandes preocupações é com o aumento do câncer de pele em peles negras.

 

 

Foliculite


Em relação à foliculite, o ideal é que a área atingida seja esfoliada 1 vez na semana, para auxiliar no tratamento. Alguns produtos a base de ácidos específicos, também costumam ser prescritos para pacientes que sofrem desta patologia. A orientação é que se inicie o tratamento logo que os sintomas aparecerem, pois qualquer processo inflamatório, ou que cause alguma irritação na pele, pode gerar o seu escurecimento (manchas).

 

Laser


A pele negra, ao contrário do que muitas pessoas pensam, pode, sim ser, submetida a tratamentos com laser. No entanto, o médico deverá ter experiência com tratamentos destinados a este fototipo, visto que as máquinas e protocolos devem ser específicos para a pele negra.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

 

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

Fotos: Reprodução

 

Quem 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.