25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
13/07/2020

Usar máscaras durante a prática de exercícios faz mal? Tire dúvidas

Foto: Shutterstock

De acordo com cardiologista, equipamento pode até trazer benefícios além da proteção contra a Covid-19

Com o movimento de reabertura de parques e academias em várias das grandes cidades do país, o retorno às atividades esportivas e exercícios ao ar livre se torna uma opção. Apesar disso, protocolos não podem ser dispensados: o uso de máscaras continua obrigatório e recomendado pelas entidades de medicina. É preciso ter alguns cuidados para não prejudicar o conforto ou segurança durante a prática.

 

O primeiro alerta sobre o uso do equipamento de proteção individual está na necessidade de troca após um curto período, principalmente se a atividade influenciar na transpiração. De acorodo com as orientações do Ministério da Saúde , as máscaras de pano devem ser substituídas imediatamente caso estejam úmidas ou a cada duas horas de uso.

 

Veja também

 

Você sabia que o James Bond foi inspirado em uma pessoa real?


A maior tartaruga da história era do tamanho de um carro e tinha até chifres. VEJA

 

Além disso, o conforto e ajuste ideal no rosto, sem sobras ou pressão em áreas do rosto, é ainda mais importante durante a atividade física. "As ma?scaras indicadas para a pra?tica de exerci?cios devem permitir a ventilac?a?o adequada e ficar conforta?vel. Antes de sair correndo para estrear sua ma?scara nova, fac?a um teste em casa. Verifique se esta? conforta?vel. Se na?o estiver conforta?vel em repouso, ela na?o e? a ma?scara ideal para voce? praticar exerci?cios ”, orienta Renata Castro, cardiologista e especialista em medicina esportiva.

 

A profissional ainda destaca que existem modelos específicos para cada atividade ou ambiente, e é importante estar atento ao mais adequado para o momento. “Nos hospitais usamos ma?scaras N-95 (que dificultam muito a passagem do ar e te?m vedac?a?o muito ajustada). Mas, ao fazer atividade fi?sica, o uso de ma?scara N-95 na?o e? indicado", explica Renata.

 

E para os que se preocupam com um possível risco oferecido pelo equipamento, a cardiologista afirma que - desde que em perfeitas condições de uso e higiene - a máscara pode, inclusive, trazer benefícios além da proteção contra a Covid-19 : “Podem ser úteis na redução das crises de asma e broncoespasmo induzidos pelo exercício”, diz.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

“Estamos no inverno e, dependendo da hora e do local em que você pratica exercício, o ar é bastante frio. A inalação do ar frio pode desencadear uma reação dos brônquios, dificultando a passagem do ar. Estudos conduzidos antes da pandemia revelaram que o uso de máscaras de tecido, uma echarpe ou cachecol na frente do nariz e da boca aquecem o ar inspirado e reduzem essas reações”, completa a profissional de saúde.  


IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.